(portal G1)
O Brasil foi o país com maior avanço no desempenho de alunos de 15 anos
em matemática entre 2003 e 2012, segundo dados do Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês)
divulgados nesta terça-feira (3) (veja o ranking).
Essa avaliação é aplicada a cada três anos com estudantes de 15 anos –
perto de concluírem o ciclo básico de ensino – para analisar até que
ponto os alunos aprenderam conceitos e habilidades consideradas
"essenciais para a completa participação em sociedades modernas",
segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico
(OCDE).
Ao todo, a comparação entre 2003 e 2012 inclui 60 países que
participaram da prova nos dois anos. Nesse período, a média de
desempenho dos estudantes brasileiros saltou de 356 para 391, um aumento
de 35 pontos. No ranking de matemática, porém, o país ocupa a 58ª
posição entre os 65 países participantes da última edição, duas posições
a menos que em 2009, e mais de 100 pontos abaixo da média dos países da
OCDE, que foi de 494 pontos.
Em matemática, o Brasil ficou atrás de países latino-americanos como
Chile, México, Uruguai e Costa Rica e à frente de Argentina, Colômbia e
Peru. Os outros países piores que o Brasil são Tunísia, Jordânia, Qatar e
Indonésia.
Os melhores desempenhos do Pisa em matemática foram da China (Xangai),
Cingapura, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Macau e Japão. A China
(Xangai) também teve os melhores índices em leitura e ciências.
As provas do Pisa duram até duas horas e as questões podem ser de
múltipla escolha ou dissertativas. Em alguns países, incluindo o Brasil,
uma amostra dos estudantes também fez provas em computadores. O exame
foi aplicado a uma amostra de alunos que estejam matriculados na rede
pública ou privada de ensino a partir do 7° ano do ensino fundamental.
Além de responderem às questões, os jovens preencheram um questionário
com detalhes sobre sua vida na escola, em família e suas experiências de
aprendizagem.
Em 2012, o Pisa foi aplicado a 510 mil alunos em 60 países que, segundo
a OCDE, representam estatisticamente cerca de 28 milhões de estudantes
de 15 anos. No Brasil, 19.877 alunos de 837 escolas completaram o exame,
segundo o estudo.
As questões avaliam três áreas do conhecimento: matemática, leitura e
ciências. Este ano, o foco da avaliação foi matemática. A média
aritmética de desempenho nessas três áreas em 2012 foi de 402, um ponto
acima da média alcançada em 2009. Veja abaixo o desempenho do Brasil nas
últimas cinco edições do programa internacional:
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