(site prefeitura de Manaus)
“Acenda a luz do seu coração e apague o cigarro da sua mão!” e “Dez Minutos contra a Dengue” são os temas que serão abordados no 5º Concurso de Tabagismo e no 4º Concurso sobre Dengue, lançados nesta sexta-feira, 30, pela Prefeitura de Manaus e direcionados para as escolas municipais e estaduais.
O lançamento oficial aconteceu no auditório da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, Compensa 1, com a presença de gestores das escolas e representantes das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), que estão coordenando os dois concursos.
Durante a cerimônia do lançamento, o assessor da Subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa, Romeo Rodrigues Fialho, destacou a importância da parceria entre os setores de Saúde e Educação no trabalho de promoção à saúde e prevenção as doenças. “O combate à dengue e ao tabagismo ainda é um desafio para a saúde pública. Porém, é necessária a parceria entre diversos setores para que se obtenha sucesso na conscientização da importância do papel de cada pessoa na prevenção às doenças O setor de educação é fundamental nesta ação”, ressaltou Romeo Fialho.
Os concursos também irão contar com a parceria de instituições como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e organizações não governamentais (ONGs).
A partir do lançamento, cada escola irá trabalhar junto aos alunos os temas a serem abordados. O concurso de combate ao tabagismo irá premiar os três primeiros colocados em três categorias: Desenho, História em Quadrinhos e Slogan. O concurso para o combate à dengue premiará nas categorias Desenho, Slogan e Experiência Pedagógica.
Para a coordenadora estadual de Atenção Oncológica da FCecon, Marília Muniz, o trabalho nas escolas é fundamental para reduzir a incidência de doenças causadas pelo uso do cigarro. “O concurso é essencial para alertar, conscientizar e educar as crianças e adolescentes, que podem participar ativamente e colocar no papel as experiências que vivenciam em casa, combatendo o tabagismo, que ainda hoje é uma das principais causas de doenças crônicas”, alertou Marília Muniz.
A coordenadora do Programa Municipal Saúde do Escolar da Semed, Lourdes de Araújo Souza, disse que a meta é envolver alunos de todas as escolas da rede municipal, incluindo as escolas do Programa Saúde na Escola (PSE), e escolas estaduais de Manaus. “Os professores e gestores são orientados a trabalhar os temas com a utilização de oficinas, rodas de conversa e outras metodologias, conscientizando e repassando informações de forma que os alunos possam desenvolver os trabalhos e multiplicar as informações para os familiares”, explicou a coordenadora.
A premiação dos trabalhos está prevista para acontecer no Dia Internacional de Controle do Fumo, 29 de agosto.
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário