(site governo do Amazonas)
Nesta segunda-feira, 9 de Junho, o
governador do Estado, José Melo, reinaugurará, em Manaus, a Escola
Estadual Sebastiana Braga. Localizada na Avenida Timbiras, no bairro da
Cidade, (zona norte), a escola foi inteiramente reformada ganhando novos
espaços para o melhor atendimento ao público.
Orçada em R$ 2.682.461,62, a reforma
viabilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contemplou a
escola com serviços de reparos, além da construção de novos ambientes
pedagógicos e uma quadra poliesportiva coberta.
A reforma também contemplou pintura
completa da unidade de ensino e reparos nos seguintes ambientes: salas
de aula, diretoria, secretaria, biblioteca, laboratório de informática,
sala de mídia, sala pedagógica, sala dos professores, refeitório,
cozinha e banheiros.
Pertencente à Coordenadoria Distrital de
Educação 6, a Escola Estadual Sebastiana Braga atende a um total de 900
alunos do ensino médio (do 1º ao 3º ano), além dos 80 alunos do curso
profissionalizante de Recursos Humanos (RH) oferecidos pelo Centro de
Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam). O quadro docente da escola é
constituído por 46 professores e demais 28 servidores.
A escola também desenvolve os projetos:
Oportunidade e Renda; Investigando o leite que consumimos, financiado
pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Teor
de Vitamina A e C de Frutos Amazônicos, com financiamento da Petrobras,
Monitoramento de Qualidade de Água de Consumo e o Mundo do Trabalho,
ambos com financiamento pelo Mistério da Educação (Mec).
Sebastiana Braga - Inaugurada
em 2001, a escola homenageia como patronesse: Sebastiana Braga, nascida
em 18 de março de 1908, em Piedade, no município de Muribeca, em
Pernambuco. Foram seus pais, João Luiz dos Santos Pereira e Maria
Cândida Sampaio Pereira com quem Sebastiana aprendeu as primeiras lições
de casa e logo foi matriculada, aos nove anos de idade, em uma escola
particular.
Após o falecimento de seu pai, a família
mudou-se para Manaus, onde fixou residência na Rua Barroso, em frente à
Biblioteca Pública. Vencendo as dificuldades e sofrimentos provocados
pela perda de entes queridos inclusive sua genitora, Sebastiana
conseguiu concluir o curso de professora na Escola Normal, em 1931. No
ano seguinte, foi exercer a sua primeira experiência como professora na
Escola Santa Angélica, no Lago Janauacá.
Também exerceu o magistério em diversas
outras escolas da capital, tais como Tenreiro Aranha, José Paranaguá e
Antônio Bittencourt. Aposentou-se em 1960 após trinta anos de serviço
efetivo em sala de aula.
A professora Sebastiana Braga casou-se
com Lourenço da Silva Braga, em 1935, com quem teve sete filhos: João,
José, Maria, Justina, Lourenço, Ana Maria e Robério Braga, atual
secretário estadual de Cultura do Amazonas. Após sua aposentadoria,
dedicou-se aos afazeres domésticos, acompanhando a evolução dos filhos
que, sucessivamente iam ingressando nas escolas secundárias e
superiores.
O amor pela educação continuou falando
mais forte e a professora Sebastiana Braga, através de convênios com o
Estado e a Prefeitura, viu-se novamente envolvida com a gratificante
tarefa de ensinar, atendendo crianças carentes de educação infantil.
Assim resume-se a trajetória de vida da professora Sebastiana Braga com
recordações de Piedade (PE) e que se tornou amazonense de coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário