(site prefeitura de Manaus)
Cerca de 30 monitores de canto coral do programa Mais Educação, implantado em 40 escolas municipais, receberam formação, na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório da Livraria Paulus, localizada na rua Itamaracá, Centro. A atividade é promovida pelo Departamento de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“A formação do canto coral acontece uma vez ao mês. A partir das novas técnicas que os monitores recebem nas formações, eles vão para sala de aula e o treino é repassado aos alunos”, explicou a professora Cristina Nogueira, da Dage. Atualmente, cerca de quatro mil alunos da rede municipal de educação, entre 6 e 12 anos, são beneficiados com as aulas.
O professor de canto coral Arildomar Pinheiro é responsável por passar as técnicas de canto e formar os monitores. Ele contou que o trabalho consiste em observar a percepção musical, afinação, extensão vocal e tonalidade adequada para ser reproduzida com os alunos.
“Além disso, tem todo um aspecto social. O ponto de vista artístico é em longo prazo, mas a questão social é muito forte, porque a criança começa a experimentar algo que ela não tem contato no dia a dia. Com essa experiência, o aluno começa a valorizar mais a questão da cooperação, do trabalho coletivo e toma gosto por uma coisa que é tão importante no ser humano, a voz”, disse.
Para Arildomar, as aulas de canto ajudam na socialização dos alunos, uma vez que a atividade é desenvolvida no contraturno. “Ao invés do aluno estar se envolvendo com coisas escusas, eles podem estar tomando gosto por uma arte que esta sendo oportunizada a eles”, completou.
O monitor de canto e coral, Gilmar Oliveira, falou sobre a experiência e satisfação em ensinar música para alunos da rede pública. “Trabalho em duas escolas da Compensa e nosso objetivo é fazer com que os alunos conheçam e desenvolvam a musicalidade. Eu faço com prazer e muita alegria, pois ensinar música para crianças é muito prazeroso”.
Texto: Luana Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário