Gol

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Monitores participam de formação para aulas de canto coral



(site prefeitura de Manaus)

Cerca de 30 monitores de canto coral do programa Mais Educação, implantado em 40 escolas municipais, receberam formação, na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório da Livraria Paulus, localizada na rua Itamaracá, Centro. A atividade é promovida pelo Departamento de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A formação do canto coral acontece uma vez ao mês. A partir das novas técnicas que os monitores recebem nas formações, eles vão para sala de aula e o treino é repassado aos alunos”, explicou a professora Cristina Nogueira, da Dage. Atualmente, cerca de quatro mil alunos da rede municipal de educação, entre 6 e 12 anos, são beneficiados com as aulas.

O professor de canto coral Arildomar Pinheiro é responsável por passar as técnicas de canto e formar os monitores. Ele contou que o trabalho consiste em observar a percepção musical, afinação, extensão vocal e tonalidade adequada para ser reproduzida com os alunos.

“Além disso, tem todo um aspecto social. O ponto de vista artístico é em longo prazo, mas a questão social é muito forte, porque a criança começa a experimentar algo que ela não tem contato no dia a dia. Com essa experiência, o aluno começa a valorizar mais a questão da cooperação, do trabalho coletivo e toma gosto por uma coisa que é tão importante no ser humano, a voz”, disse.

Para Arildomar, as aulas de canto ajudam na socialização dos alunos, uma vez que a atividade é desenvolvida no contraturno.  “Ao invés do aluno estar se envolvendo com coisas escusas, eles podem estar tomando gosto por uma arte que esta sendo oportunizada a eles”, completou.

O monitor de canto e coral, Gilmar Oliveira, falou sobre a experiência e satisfação em ensinar música para alunos da rede pública. “Trabalho em duas escolas da Compensa e nosso objetivo é fazer com que os alunos conheçam e desenvolvam a musicalidade. Eu faço com prazer e muita alegria, pois ensinar música para crianças é muito prazeroso”.

Texto: Luana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário