(site governo do Amazonas)
O
Festival de Parintins deste ano irá contar, pela primeira vez, com a
atuação do programa Ronda no Bairro, que foi implantado no município em
dezembro no ano passado e ficará responsável pelo policiamento ostensivo
em todos os bairros da cidade. Ao todo, cerca de 1,5 mil servidores,
entre policiais civis, militares e bombeiros, participam da Operação
Parintins 2014, realizada em parceria com órgãos do governo do Estado,
município e governo Federal.
Segundo o
secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto
Vital, assim como nos anos anteriores, todos os órgãos do sistema
(Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento
Estadual de Trânsito, Ouvidoria-Geral e Corregedoria), participam da
operação para garantir uma festa segura para todos. Neste ano, a
estimativa é que a cidade receba 80 mil visitantes.
Ele
destaca que o Festival de Parintins é estabelecido, por meio de
portaria da SSP, como evento de alta complexidade e de grande
repercussão nacional e internacional. “O município de Parintins já
conta desde o ano passado, com o reforço de policiais por conta da
implantação do Ronda no Bairro, e neste ano será incluído dentro da
operação, garantindo a segurança em toda a cidade”, afirmou Vital.
O
comandante da Operação Parintins 2014 da Polícia Militar,
tenente-coronel Marcos Brandão, explica que todas as modalidades de
policiamento serão empregadas na grande operação: Canil, Fluvial, Aéreo,
Esquadrão Anti-bombas (Grupo Marte). “Não iremos atuar apenas na parte
ostensiva, mas principalmente preventiva, fazendo fiscalizações e
varreduras nos locais de grande concentração de pessoas”, disse Brandão.
Efetivo - Ao
todo, ele explica que o município receberá o reforço de 600 policiais,
que somados aos cerca de 200 que já atuam na cidade no programa Ronda no
Bairro, irão integrar à grande operação de segurança que será realizada
neste ano. “Os policiais do Ronda no Bairro irão atuar no policiamento
nos bairros enquanto o reforço atua diretamente nas áreas de festa”,
destacou.
Neste
ano, Brandão explica que haverá um reforço feito pelos policiais da
Politur, policiamento turístico, por conta do aumento de turistas
estrangeiros que devem participar da festa. “Por conta da Copa do Mundo,
a expectativa é de haver aumento de turistas estrangeiros na ilha, por
isso, estaremos colocando policiais bilíngues em áreas estratégicas,
porto e aeroporto. E ainda em qualquer ocorrência que envolva
estrangeiros”, ressaltou.
A tropa
que irá atuar no município começa a ser deslocada para Parintins no dia
22. Mas desde o dia 18, os grupos de apoio já desembarcam na cidade para
montar a estrutura.
O
policiamento será feito por 30 viaturas, 20 motocicletas, uma lancha,
helicóptero equipado com aparelhos de captação de imagens de última
geração, além de cães farejadores, além do Centro Integrado de Operações
de Segurança (Ciops), para que agentes monitorem o movimento da cidade
por meio das câmeras instaladas nos pontos de maior circulação de
pessoas e no Bumbódromo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário