Gol

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Homilia Diária

09JAN2019

Deus não vai permanecer entre nós se não amarmos uns aos outros com amor verdadeiro, sincero, concreto, amor que nos leva a querer o bem do outro

Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós” (1João 4,12).

Queremos Deus presente no meio de nós, queremos viver na presença d’Ele e queremos que Ele esteja sempre vivo, que seja sempre adorado, glorificado e exaltado no meio de nós.

Deus não vai permanecer entre nós se não amarmos uns aos outros com amor verdadeiro, sincero, concreto, amor que nos leva a querer o bem do outro e jamais o mal. Deus está entre nós quando amamos uns aos outros.

Talvez, achemos que o mais importante seja adorarmos Jesus e nos colocarmos na presença d’Ele, mas, às vezes, vamos adorá-Lo para adorar a nós mesmos; às vezes, vamos adorá-Lo, mas fugimos do irmão que convive conosco, que trabalha conosco e está ao nosso lado, porque não queremos quebrar o nosso orgulho e saber que precisamos amá-lo.

Se nos refugiarmos em Jesus, não poderemos fugir do nosso irmão. O refúgio no coração de Jesus é para curar o nosso coração das decepções, das mágoas, dos rancores e ressentimentos. Precisamos sair da presença de Jesus vacinados pela força do amor. Às vezes, adoramos Jesus o dia inteiro, mas estamos com a mesma cara fechada, com o mesmo coração fechado, não estamos querendo amar.

Não vamos mostrar que Jesus está entre nós falando para as pessoas: “Olha, Ele está ali no sacrário!”. A nossa fé nos ensina que Ele está lá, mas as pessoas só tocarão nesse Jesus quando virem amor em nós.

É escandalosa a forma como vivemos a nossa fé cristã! É irmão falando mal dos outros; são grupos atacando os próprios grupos; as pessoas da igreja falando das outras. Desculpe-me, mas que amor é esse, em que as pessoas se colocam umas contra as outras dentro da própria vivência da fé?

Há pessoas que não suportam estar na presença de outra! Na igreja, até selecionamos a quem damos a paz de Cristo, a quem cumprimentamos, para quem vamos sorrir. Eu poderia chamar esse amor de hipócrita, mas não existe amor hipócrita, amor é somente amor. Na verdade, a hipocrisia quer se disfarçar de amor.

Se há fakes para tudo neste mundo, há falsos amores; e estamos, muitas vezes, recheados dessa falsidade, fingimos que amamos, que gostamos, quando a nossa própria forma de ser contratestemunha para todos que não queremos bem essa ou aquela pessoa.

Não posso negar que, na minha própria vida, há pessoas que me fizeram mal. O que me doí é que são pessoas da própria caminhada. Eu jamais me proponho a falar mal, a querer mal, desejar mal e fazer mal a quem um dia não me quis bem. Talvez, eu não tenha a força de amar aquela pessoa com o amor sublime, até porque, às vezes, ela não queira esse amor, mas eu tenho pedido sempre a Deus o amor caridade, por isso essas pessoas estão em minhas orações, em minhas preces e nos meus melhores sentimentos.

Amemos, porque sem amor não há vivência autêntica de fé.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário