Gol

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Profissões que estão na mira das empresas


(revista Veja)

Gerente de Produtos
Traça estratégias de marketing e venda dos produtos, sempre de acordo com o perfil do público que empresa pretende agir.
Em geral, é preciso ter graduação em administração de empresas ou marketing. Conhecimento avançado em inglês e espanhol.

Gerente de Obras
O aquecimento no setor de obras de construção civil criou uma imensa procura por profissionais capacitados para supervisionar obras, negociar contratos com fornecedores e prestadores de serviços e ainda zelar pela obediência às normas de segurança em empreendimentos residenciais e comerciais.
É indispensável a formação em engenharia civil.

Gerente de Logística e Suprimentos
É responsável por toda a cadeia logística da empresa, desde a captação de matéria-prima até a entrega do produto final. Em um país de dimensões continentais  e assolado por altos custos de transporte, suprimentos etc, como é o caso do Brasil, esse tipo de profissional é vital para manter a racionalidade do trabalho de uma empresa e garantir que ela lucre com ele.
A preferência é por candidatos com formação em engenharia da produção. Profissional com experiência em mais de um setor (rodoviário, ferroviário, marítimo) e no ramo especificado da empresa que está contratando são extremamente valorizados.

Gerente de RH
Planeja e administra a rotina dos empregados da empresa. No sudeste, a prioridade e reter os bons empregados por meio de remuneração e benefícios. Já no nordeste, onde um grande número indústria vem se instalando, há carência de profissionais capacitados para contratar em massa, negociar e relacionar-se com sindicatos e treinar mão de obra especializada.
O profissional mais buscado é aquele que tem formação em administração de empresas e recursos humanos e já passou por diversos segmentos de RH. Mais do que um especialista, portanto, as empresas buscam um generalista da área.

Gerente de Controladoria
É o profissional responsável pelo planejamento financeiro. O controller, como é conhecido no jargão corporativo tem papel vital para garantir a viabilidade da empresa. Já que é quem supervisiona e organiza todos os seus custos e despesas anuais.
O candidato teve ter formação em contabilidade e experiência em controle de custos e orçamento - além de domínio de conceitos contábeis internacionais, como BR GAAP e IFRS.

Gerente de Planejamento Tributário
Na região sul existe hoje uma demanda específica por profissionais capazes de analisar o emaranhado de obrigações tributárias da empresa e detectar as oportunidades de reduzi-las (de forma lisa e legal) a fim de  tornar a atividade tão competitiva quanto possível.
O candidato ideal tem formação em ciências contábeis e direito, além de pós-graduação em planejamento tributário. A experiência em consultorias tributária e empresas de auditoria aumentam as chances de contratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário