(Portal Acrítica)
O
PlanMob trará soluções não só para a fluidez no trânsito como também
mudanças no transporte coletivo, segundo o superintendente municipal de
Transportes Urbanos
A ‘faixa azul’, que está no centro de uma polêmica entre
prefeitura e o MPE, que pediu a suspensão da medida, está prevista no
PlanMob, que propõe ainda que, nas vias onde a faixa estiver implantada,
os ônibus não mais circulem pela direita
O
superintendente municipal de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho,
afirmou que Manaus é uma das primeiras cidades brasileiras a finalizar o
Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob Manaus), embora a entrega do
projeto esteja atrasada há sete meses. O documento, segundo ele, foi
entregue à Casa Civil na última terça-feira e, nos próximos dias, será
enviado à Câmara Municipal (CMM) para ser apreciado pelos vereadores.
Carvalho
defende que o PlanMob trará soluções não só para a fluidez no trânsito
como também mudanças no transporte coletivo, como o tráfego de ônibus
exclusivamente do lado esquerdo nas vias onde existam a faixa azul.
“O
projeto prevê uma série de intervenções e, por isso, realizamos estudos
para implementá-las. As mudanças feitas até agora não foram realizadas à
toa”, afirmou o superintendente, ao ser questionado sobre o ação civil
pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado (MPE-AM), que pediu a
suspensão do uso das faixas exclusivas, no início da semana.
Pedro
Carvalho disse que respeita o entendimento do MPE, mas argumentou que
todos os estudos técnicos que comprovam a eficiência das faixas
exclusivas foram realizados e estão presentes no PlanMob. No entanto,
ele preferiu não dar detalhes sobre as principais propostas de
alterações do projeto.
“Vamos
esperar o prefeito fazer a apresentação oficial, para depois falar
pontualmente sobre as mudanças previstas. Mas vale ressaltar que Manaus é
uma das primeiras cidades a entregar o plano”, afirmou.
Ainda
de acordo com o superintendente, os diagnósticos realizados para a
elaboração do PlanMob prevêem mudanças para os próximos 25 anos.
Transporte coletivo
De
acordo com a SMTU, a pasta vem trabalhando no plano de mobilidade há
três anos e uma das metas do órgão é priorizar o transporte coletivo.
“Manaus cresceu absurdamente nos últimos anos e o transporte coletivo
tem que ser prioridade, uma vez que é o principal modal. Mas para isso,
também temos que pensar na troncalização do sistema viário, criando
pistas exclusivas e semi-exclusivas para dar fluidez”, completou.
Dentre
as soluções apresentadas estão as mudanças para que o transporte
coletivo de Manaus tenha maior fluidez, a construção do “Terminal 6” no
cruzamento da avenida do Turismo com a Torquato Tapajós, construção de
novas estações de ônibus e o fim da circulação de ônibus na faixa da
direita nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Max Teixeira,
que possuem faixa azul.
A
área prevista para a construção do Terminal 6 é a mesma que deverá
receber as obras do anel viário Sul, do Governo do Estado, que
interligará as zonas Oeste, Norte e Sul da capital, mas a SMTU não
esclareceu como os projetos se integrarão.
Em números
Ao
todo, 5 mil novos veículos são emplacados todos os meses em Manaus,
que hoje tem uma frota de mais de 650 mil veículos, de acordo com o
Detran-AM. É quase a totalidade da frota do Amazonas, que é de 750 mil
veículos.
Pedido
A
2ª Vara da Fazenda Pública Municipal ainda não se manifestou sobre a
ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado, que, no
início da semana, pediu a suspensão do uso das faixas exclusivas nas
principais avenidas da capital.
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