Gol

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Idosos participam de campanha de combate à tuberculose da rede municipal de saúde



(site prefeitura de Manaus)

idososcampcomtuberc (2)

Os frequentadores do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças (zona Sul), participaram na manhã desta quinta-feira, 31, da Campanha Municipal de Combate à Tuberculose, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A campanha teve início na última segunda-feira, 28, e será encerrada nesta sexta-feira, dia 1º de abril, nas Unidades de Saúde da rede municipal.

Além de atividades educativas, a ação no Parque do Idoso ofereceu serviços de coleta de material para o exame de escarro, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar. A programação contou com a parceria de alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que idosos integram o grupo de maior risco para a tuberculose, já que muitos são portadores de doenças crônicas, como diabete, que podem reduzir a imunidade do organismo e, consequentemente, aumentar as chances de desenvolvimento da doença.

“A baixa imunidade pode fazer com que a pessoa seja mais suscetível para desenvolver a tuberculose. Isso faz com que os serviços de saúde tenham uma preocupação diferenciada com o controle da doença entre pessoas incluídas em grupos de maior risco para o adoecimento, como portadores de HIV, usuários de álcool e outras drogas, moradores de rua, pessoas com anemia ou mal nutridas, e pacientes com doenças crônicas”, explicou Homero de Miranda Leão.

A aposentada Francisca Rebouças de Oliveira, de 73 anos, foi uma das participantes da ação de prevenção à tuberculose. Moradora do Núcleo 22 do bairro Cidade Nova 5, ela frequenta o Parque Municipal do Idoso três vezes na semana, e pela primeira vez fez a coleta para o exame de escarro. “Não tenho sintoma nenhum e faço acompanhamento com o pneumologista de forma rotineira, mas não custa nada participar das atividades para prevenir qualquer problema”, afirmou Francisca Oliveira.

Incidência
Manaus e o Amazonas são a capital e o estado brasileiro com maior taxa de incidência de casos de tuberculose. A capital registra uma incidência de 98,3 casos por 100 mil habitantes, sendo que a média nacional é de 30,9/100 mil habitantes.

As capitais Porto Alegre -RS (88,8/100 mil hab.), Recife – PE (78,3/100 mil hab.) e Rio de Janeiro – RJ (66,8/100 mil hab.) também têm destaque por apresentarem coeficientes de incidência que excederam o valor nacional.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeira Dinah Carvalho Cordeiro, a rede municipal registrou 2.170 casos novos da doença no ano passado, 14% a mais do que foi registrado em 2014. “O aumento de casos também é reflexo do trabalho realizado para melhorar a estrutura para a coleta de material para o exame e para o diagnóstico, com a ampliação e descentralização das formas de acesso aos serviços. Esse trabalho permitiu detectar novos casos da doença, tornando possível iniciar o tratamento de pessoas que ainda não sabiam que tinham tuberculose e, assim, interromper o ciclo de transmissão”, destacou.

Atualmente, o desafio principal é reduzir o índice de abandono do tratamento. Em Manaus, a taxa de abandono está em 17%. Para o Ministério da Saúde, o aceitável é uma taxa de até 5%. “Uma das consequências principais do abandono é a continuidade do ciclo de transmissão da doença”, alertou a enfermeira.

Sintomas
Além da tosse, a tuberculose apresenta sintomas como febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. As pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para definição do diagnóstico e, se for o caso, para iniciar o tratamento contra tuberculose.

Texto: Eurivânia Galúcio
Fotos: Assessoria/ Semsa
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal Saúde (Semsa) 92 3236-8315

Nenhum comentário:

Postar um comentário