Gol

sábado, 22 de março de 2014

Carretas da saúde oferecem atendimento no conjunto Viver Melhor



(site da Prefeitura de Manaus)

Com a missão de suprir a falta de serviços de saúde na área, três unidades móveis estão posicionadas na Rua Principal, da segunda etapa do Conjunto Viver Melhor 2, zona Norte, oferecendo atendimento médico-laboratorial, exames e consultas ginecológicas, além de atendimento odontológico.

Segundo os moradores do conjunto, a unidade de saúde mais próxima está localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte. Além da distância, eles afirmam que precisam dormir em frente à unidade para conseguir senha de atendimento. Com a chegada das carretas – como as unidades móveis também são chamadas – conseguir realizar exames ficou mais fácil.

A dona de casa Eluana da Costa, 36, mãe dos meninos Luan, Samuel e Kauã, precisou de atendimento médico para os três filhos. Morando há pouco mais de um mês no conjunto Viver Melhor, ela conseguiu realizar todos os exames sem enfrentar filas ou qualquer tipo de dificuldade.

“Essa semana eles começaram a ter problemas de dor de estômago e cabeça e eu teria que leva-los no Novo Israel porque era o bairro que eu morava antes. Teria que pegar ônibus com três crianças, além de pagar passagem de ida e volta. Com a carreta aqui, eu consegui os mesmos exames sem gastar nada e sem perder tempo”, afirmou.

Já Maria de Jesus, 46, que saiu de Autazes, município do interior do Amazonas, para visitar a filha, conseguiu fazer vários exames – a maioria pela primeira vez, como a mamografia. “Quando cheguei na casa da minha filha, ela já tinha marcado várias exames. Vou embora nesta sexta-feira muito feliz porque os exames mostraram que eu estou bem”, disse.

Apenas esta semana 1.150 pessoas foram atendidas nas três carretas estacionadas no conjunto. Dentre os serviços oferecidos, mamografia e ultrassom foram os mais procurados: 450 atendimentos. Foram realizados também 120 preventivos, 80 atendimentos clínicos, 80 pediátricos, 185 exames laboratoriais, 240 procedimentos odontológicos, além de vacinação e distribuição de medicamentos.

O coordenador do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra, disse que a prioridade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é levar as carretas para as áreas onde não existem unidades, dessa forma suprindo a necessidade da população. “A secretaria tem a preocupação de colocar as unidades onde existem grandes demandas. Se um bairro ainda não tem o atendimento médico, as carretas atuam de forma a atender toda essa demanda. Outro ponto importante é que através desse trabalho a gente consegue detectar quais as reais necessidades de cada localidade e se existe a necessidade de construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), por exemplo”, declarou William.

O coordenador destacou que os exames são entregues na hora, e não em até 48h como acontece nos laboratórios. “Nós temos os médicos, radiologistas, digitadores e como a demanda é menor que nas unidades laboratoriais, temos a possibilidade de entregar o resultado em poucas horas. Casos graves nós já encaminhamos para os hospitais para início de tratamento”.

A Carreta da Mulher vai permanecer no conjunto Viver Melhor até a próxima sexta-feira, 28. Já a Médico-Laboratorial e a Odontológica até o dia 02 de maio.

Reportagem: Leonardo Fierro

Nenhum comentário:

Postar um comentário