Gol

terça-feira, 25 de março de 2014

doações às famílias atingidas pelas chuvas



(site prefeitura de Manaus)

A Prefeitura de Manaus mantém o atendimento às famílias atingidas pelas ocorrências causadas pelas chuvas deste ano, mesmo nos finais de semana. No sábado, 22, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, visitou algumas comunidades para entregar doações aos que estão em situação mais crítica.

Cinco famílias receberam da secretária cestas básicas, colchões, camas, fraldas, roupas e eletrodomésticos, entre geladeiras, fogões e televisores. Nesse mesmo grupo de atendimento, ao todo, serão favorecidas 23 famílias, com mais de 50 benefícios eventuais, dos bairros Armando Mendes, Jorge Teixeira, Petrópolis e do igarapé do 40.

“Temos pessoas que perderam tudo e qualquer ajuda que pudermos oferecer, seja pelo Município ou por meio de parceiros que se sensibilizam com essa causa, é nosso dever para minimizar o sofrimento dessas pessoas”, destacou.

Na avaliação da secretária, mais que assistência, as ações da Prefeitura e parceiros são parte de um processo de fortalecimento do sentimento de cidadania das pessoas atingidas. “Quando se tem a casa invadida pela água e pela lama se perde muito mais que bens materiais. Muitas vezes se perde a esperança. Agradecemos a solidariedade daqueles que nos ajudam a dar a chance de um recomeço para essas famílias”, disse.

Goreth Garcia Ribeiro vem acompanhando todo o trabalho de atendimento às famílias desde o início dos mês de março, quando as chuvas se intensificaram e aumentaram os chamados pelo número de emergência da Defesa Civil de Manaus (199).

A dona de casa Nilza Maria Pessoa, de 37 anos, foi uma das moradoras da Comunidade da Sharp, Armando Mendes, zona Leste, que teve a estrutura de sua residência comprometida pelas alagações. Depois do laudo de risco de desabamento, emitido pela Defesa Civil, ela foi incluída no programa de Aluguel Social e transferida para um local seguro, juntamente com o marido duas filhas.

Já no novo endereço, na avenida Autaz Mirim, São José,  zona Leste, a família recebeu a visita da secretária Goreth Garcia e disse que a vida mudou para melhor. “Tivemos sorte, porque assim que saímos da antiga casa, parte dela foi tombada pelas águas. Foram sete anos com medo das chuvas e agora nós podemos dormir despreocupados”, lembrou.

“Antes dividíamos um mesmo cômodo com as crianças e hoje elas ganharam um quarto só para elas. Estamos bem e o que perdemos já conseguimos recuperar com a ajuda da Prefeitura e doações da população”, completou a dona de casa, afirmando que acredita que, em breve, também irá realizar o sonho da casa própria.

Cidadania
Ainda na noite de sábado, 22, a secretária da Semasdh esteve no bairro Novo Israel, zona Norte, para entregar uma lixeira de coleta seletiva que servirá aos permissionários da praça 10. A lixeira foi uma solicitação da União Comunitária dos Moradores do Novo Israel, a pedido do proprietário de uma lanchonete, que pretende fortalecer a conscientização ambiental da comunidade.

“Essa é uma entrega simbólica, que mostra a importância da cidadania, pois se cada um fizer a sua parte enquanto cidadão, não tenho dúvidas que construiremos uma cidade melhor”, avaliou a secretária.

Ela também visitou a sede da associação de moradores do Novo Israel, conheceu o trabalho artesanal do Clube de Mães e caminhou pela comunidade, conversando com os moradores e chamando atenção para a participação da sociedade nas ações do poder público.

REPORTAGEM: Alita Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário