Gol

quinta-feira, 9 de abril de 2015

CAF faz visita técnica a Manaus para avaliação de projetos de mobilidade

(site prefeitura de Manaus)
cafvisitatec (2)

Uma equipe de dez técnicos da Confederação Andina de Fomento (CAF) está em Manaus para avaliar os projetos da prefeitura que compõem o Programa de Integração, Mobilidade e Desenvolvimento da Cidade de Manaus – PIMD/MANAUS.  A avaliação faz parte do processo da operação de financiamento com a corporação que deverá efetivar um empréstimo de US$ 100 milhões de dólares ao município.

Os projetos apresentados foram a intervenção viária na avenida Constantino Nery com as ruas Pará e João Valério; Implantação do Complexo Viário do bairro do Manôa; Construção do terminal de ônibus T6, na Torquato Tapajós; Revitalização da Marina do Davi; e a construção do Parque Ponta Branca na zona Leste.

Toda a execução do PIMD/MANAUS está avaliada em US$ 200 milhões de dólares, sendo 100 milhões custeados pela Prefeitura de Manaus e a outra metade pela CAF.

A comissão da CAF foi recebida pelas equipes da Unidade Executora de Projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura – UEP/Seminf, e da Secretaria Municipal de Finanaças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), que apresentaram detalhadamente cada projeto em uma reunião no parque municipal do Mindu.

O secretário de finanças Ulisses Tapajós esteve presente à apresentação dos projetos e destacou a importância do financiamento e as condições de Manaus para efetivá-lo. “Nosso projeto já foi pré-analisado e agora chega essa equipe de técnicos para realizar as apreciações finais que devem comprovar a liberação do empréstimo. Essa operação financeira é muito importante para Manaus, uma vez que não estamos recebendo repasses federais. Manaus possui um nível de endividamento muito baixo, por isso estamos buscando esses financiamentos internacionais”, disse Tapajós.

Visitas
A comissão da CAF também foi ver de perto todos os lugares previstos para receberem as obras de infraestruturas analisando todas as viabilidades.

Na entrada do bairro Manôa, na zona Norte, onde há a previsão de construir um complexo viário para desafogar a grande retenção de trânsito no local, os técnicos avaliaram o projeto e concluíram a viabilidade da obra.

As visitas finalizaram no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, onde a prefeitura pretende construir o Parque Ponta Branca, localizado da região da Ponta das Lajes bem em frente ao encontro das águas. A área é o único lugar de onde pode se admirar o encontro das águas em terra firme, sem a utilização de embarcações.

Carolina Ruder, chefe da comissão de técnicos da CAF, lembrou que essa deverá ser a terceira operação financeira realizada entre a comissão e Manaus, e reforçou que as visitas foram positivas e que o financiamento deve ser efetivado.

“Esta será a terceira intervenção da CAF na cidade que irá permitir não somente fazer uma obra de infraestrutura, mas principalmente melhorar a qualidade de vida das pessoas na cidade”, explicou.

A diretora executiva da UEP, Myrian Coifman, disse que a visita é o momento onde eles tiram as duvidas e levam as informações ao diretório para a definição do empréstimo para Manaus.

“Eles gostaram muito de tudo que foi apresentado e ficaram impressionados com o projeto da Ponta Branca, que foi pensado pela prefeitura como um lugar para oferecer esporte e lazer à população da zona Leste”, explicou Myrian.

A visita técnica termina nesta sexta-feira, 10, e a aprovação do financiamento deve acontecer no mês de outubro.

Projetos

COMPLEXO VIÁRIO CONSTANTINO NERY
  • Construção de passagem de nível entre Av. Constantino Nery e rua João Valério, constituída de uma alça de ligação com a avenida Constantino Nery e outra para ligação com a avenida São Jorge;
  •  Ligação direta entra a rua Arthur Bernardes e a rua Pará com a construção de uma passagem de nível sob a avenida Constantino Nery.
  •  Construção de uma rua de ligação entre a rua Arthur Bernardes e a avenida São Jorge;
  • Construção de terminal de transferência para transporte público;
  • Construção de uma passarela para pedestres sobre a avenida Constantino Nery;

IMPLANTAÇÃO DE RETORNO VIÁRIO NA ENTRADA DO BAIRRO MANÔA
  •  Implantação de complexo viário em 2 níveis;

CONSTRUÇÃO TERMINAL T6
  • Implantação de um Terminal de Passageiros na avenida Torquato Tapajós para integração das linhas em operação, passando a contar com linhas coletoras e linhas com ônibus articulados com maior capacidade de transporte de passageiros e racionalização de acesso aos destinos;

REVITALIZAÇÃO DA MARINA DO DAVI
  • Ampliação da área de porto com execução de um canal perene;
  • Construção de um mini-terminal de ônibus criando serviços de qualidade à população ribeirinha e permitindo a mobilidade intermodal;
  • Construção de píer, com rampa de acesso;
  • Construção de edificações para atendimento a população em geral;

CONSTRUÇÃO DO PARQUE PONTA BRANCA
  •  Preservação ambiental dos fragmentos florestais existentes;
  •  Construção de parque com anfiteatro, praia, teleférico,  calçadão, mirante e equipamentos para prática de esporte;
  •  Revitalização e ampliação do sistema viário;
  •  Construção de praça com mirante Oscar Niemayer

Matéria: Ulysses Marcondes
Fotos: Marinho Ramos e Arlesson Sicsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário