Gol

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Alimentação saudável é tema de programação no Dia Mundial da Saúde

(site prefeitura de Manaus)
ALIMSAUDAVEL (2)

Abordando o tema “Alimentação Saudável”, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram nesta terça-feira, 7, uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Foram promovidas atividades educativas, como rodas de conversa, oficinas de culinária saudável, além de circuito de ginástica e atividades lúdicas em mais de 240 UBSs da cidade.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ressaltou que o trabalho executado pela fiscalização do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) é fundamental para garantir a comercialização de alimentos de todos os tipos em condições ideais em estabelecimentos como supermercados, restaurantes e feiras.

“Há registros de que mais de dois milhões de pessoas morrem no mundo por doenças causadas pelo consumo de alimentos impróprios.  O trabalho desenvolvido pela vigilância é essencial para garantir que os alimentos sejam adequados para o consumo da população, de acordo com o Código de Vigilância Sanitária, seguindo as regras de armazenamento, higiene e validade dos produtos”, destacou Homero de Miranda Leão.

Na UBS Ivone Lima, no Coroado 3, zona Leste, onde também ocorreram ações, a população participou de atividades físicas na quadra esportiva da comunidade e de uma oficina sobre Café da Manhã Saudável, com orientação de profissionais de educação física e nutrição. “A UBS oferece atendimento com educador físico e nutricionista de forma rotineira, buscando conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividade física para a prevenção e controle de doenças”, informou a diretora da unidade, Francicléia dos Santos Azevedo.

A nutricionista Monica Souto Maior, que atende na unidade, explicou que a população foi orientada sobre a importância do café da manhã como uma das principais refeições. “Existem pesquisas que mostram que as famílias estão deixando de tomar o café da manhã. E isso é um erro porque um bom café da manhã tem uma riqueza de nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Além disso, o hábito de deixar de tomar o café da manhã pode até gerar doenças, já que o jejum prolongado pode ocasionar problemas como a resistência à insulina, levando à diabetes e à obesidade”, alertou a nutricionista.

A UBS Ivone Lima também promove diariamente, com um educador físico, atividades físicas, beneficiando mais de 100 pacientes cadastrados. As atividades envolvem caminhadas, ginástica localizada e circuito funcional.

Agregando atividade física e ações educativas sobre alimentação saudável na UBS, a dona de casa Ana Cláudia Lopes já emagreceu dez quilos em um período de oito meses. Segundo ela, a prática de atividade física diária na UBS ajudou a superar um quadro de depressão, doença que a obrigou a procurar atendimento médico na rede municipal. “Nunca tinha feito atividade física antes e o médico indicou o serviço aqui na UBS. Já estou fazendo corrida, jogo bola, faço caminhada e todas as outras atividades físicas. Tudo isso ajudou a melhorar a minha saúde e a minha autoestima. Nunca mais fiquei doente”, explicou Ana Lopes.

O atendimento com atividade física na UBS Ivone Lima é aberto à comunidade, mas alguns pacientes são encaminhados depois de atendimento médico, principalmente no caso de pacientes hipertensos, diabéticos, com problemas articulares e que sofrem com depressão. São atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Foto: José Nildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário