(site prefeitura de Manaus)

O documento base para a criação do primeiro Plano Municipal de Educação (PME) de Manaus foi entregue, nesta terça-feira, 7, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ao Fórum Municipal de Educação (FME). A reunião para a entrega foi realizada no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Semed. O documento base agora será discutido entre os integrantes do fórum e aberto para Consulta Pública por meio do site da Semed, no link do PME, a partir do dia 13 deste mês.
A documentação também será apresentada para todos os gestores da rede municipal de educação, a partir desta quarta-feira, 8, durante reuniões por Divisões Distritais Zonais (DDZs), para incentivá-los a divulgar nas escolas, para que todas as pessoas participem da consulta pública, onde poderão dar sugestões sobre as 20 propostas e 243 metas que compõem o documento.
A participação da sociedade é importante para elaborar o plano que deve ser a diretriz básica da educação da cidade, como destacou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweicardt. De acordo com ela, a educação tem que se preparar para novos desafios e o plano tem que ser norteado com a participação de toda a sociedade, para que todos tenham a oportunidade de opinar sobre o que se pretende para o futuro próximo da educação em Manaus. Ainda segundo a titular da pasta, o PME terá a função de ser a diretriz básica da educação da cidade.
“O mais importante deste momento é que ele se configura como um chamamento, uma convocação para que a sociedade possa participar deste debate. O documento será disponibilizado no site da Semed para que as pessoas leiam, façam propostas, deem suas sugestões e participem das discussões que vão acontecer em vários locais da cidade, seguindo uma agenda criada pelo FME junto com a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM)”, informou a secretária.
O documento base deve ser disponibilizado para a sociedade a partir do dia 13 de abril, próxima segunda-feira, no site da Semed (http://semed.manaus.am.gov.br/). Qualquer pessoa pode acessar e elaborar propostas e sugestões até o dia 22 de abril. Nos dias 23 e 24, a comissão coordenadora do FME juntamente com a comissão técnica farão a sistematização destas propostas e elaborarão um novo documento para ser entregue à análise da Semed.
“Depois de analisar todas as propostas, vamos fazer, nos dias 28, 29 e 30 de abril, o grupo de trabalho, divididos pelos eixos temáticos, em cinco etapas. Depois disso vamos fazer uma restruturação, o refinamento do documento que vai virar um anteprojeto, que será mais uma vez entregue para a Semed e até o dia 12 de maio a secretária Kátia encaminhará para o Executivo, que enviará para a Câmara Municipal de Manaus”, explicou o coordenador do FME, Rosélio Sousa. A previsão é que o plano seja aprovado e sancionado até junho deste ano.
A divulgação do documento base do PME para os gestores da Semed vai começar nesta quarta-feira, 8, com as DDZs 1 e 3, pela manhã (9h às 11h30), e DDZs 2 e 6 pela parte da tarde (14h30 às 17h). Dia 9 será a vez das DDZs 4 e 5 pela manhã e no dia 13 da DDZ 7, no turno vespertino
TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Cleomir Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário