Gol

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CCA do Santa Etelvina vira centro de 'capacitação’ de Aedes aegypti, o mosquito transmissor do Zika



(Portal Acrítica)

Moradores reclamam que o Centro de Capacitação de Atletas, que conta com quadra, anfiteatro, sala de judô e piscina para atividades esportivas para a população do bairro e adjacências, também se encontra abandonado

Lixo, segundo um professor, foi atirado pelos comunitários, entupiram os sistemas
Lixo, segundo um professor, foi atirado pelos comunitários, entupiram os sistemas (Antônio Menezes)
 
“Um berço de larvas”. Assim o auxiliar de operação de transporte Eliseu de Souza Pereira, 46, definiu a piscina do Centro de Capacitação de Atletas (CCA), localizado no bairro Santa Etelvina, Zona Norte. De acordo com ele, o local que oferecia aulas de natação e hidroginástica para crianças, adultos e idosos da comunidade está desativado há quase dois anos.
Desde então, conforme Eliseu, o espaço se tornou criadouro de Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. “O meu vizinho fez várias denúncias, mas até agora ninguém veio aqui tomar providências. Essa piscina é um berçário de larvas, enquanto isso, os comunitários não podem usufruir o local porque está desativado”, destacou.
Os moradores reclamam que o Centro de Capacitação de Atletas, que conta com quadra, anfiteatro, sala de judô e piscina para atividades esportivas para a população do bairro e adjacências, também se encontra abandonado pelo poder público. “Desde novembro do ano passado o CCA está praticamente abandonado e como não tem vigia o espaço fica a mercê de vândalos”, relatou uma moradora do bairro que não quis se identificar.
Professores que utilizam o espaço para prática de atividades esportivas também afirmaram que pessoas da própria comunidade são responsáveis pela depredação do CCA. O espaço que existe há aproximadamente 10 anos está tomado por lixo, entulho e pichação. Apesar de todos os problemas, comunitários ainda aproveitam parte da estrutura para se divertir.
A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) informou que o CCA de Santa Etelvina não está abandonado e mesmo em período de férias escolares manteve algumas das atividades diárias realizadas no local como Ginástica, Futsal, Dança para Idosos, Alongamento e Tênis de Mesa para adultos e crianças.
Quanto à piscina, a Semjel informou que está sem uso por problemas na rede hidráulica, mas servidores tanto da pasta quanto da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) cuidam para que não se torne foco das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt.
Esta semana, por exemplo, conforme a Semjel, o entupimento da tubulação foi resolvido e não há mais acúmulo de água após as chuvas. E houve ainda a retirada de lixo em sacos plásticos, além de troncos de árvores e garrafas no espaço da piscina lançados no local por pessoas da comunidade.
Recuperação
A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer informou que, por meio de recursos provenientes de uma Emenda Parlamentar do vereador professor Bibiano Garcia (PT), a Semjel deverá recuperar a piscina do CCA do Santa Etelvina ainda neste primeiro semestre.
Números da megaoperação
Na próxima sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgará o resultado da megaoperação envolvendo Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e Forças Armadas. O trabalho de conscientização para impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti, teve início no último sábado e segue até essa quinta-feira.
Conforme a pasta, no primeiro dia da ação, 82.611 imóveis foram visitados e 72.417 criadouros identificados, eliminados e outros tiveram recomendação de tratamento. O sucesso da mobilização deve seguir durante essa semana observando os dados do primeiro dia da ação que levou mais de 11,2 mil homens a 43 bairros da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário