Gol

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Motoristas e cobradores sentem as dificuldades enfrentadas por usuários durante aula prática



(site prefeitura de Manaus)


glauber2

Motoristas e cobradores do transporte coletivo trocaram de lugar com os passageiros e tiveram que embarcar nos ônibus utilizando cadeiras de rodas, muletas, bengalas e máscaras nos olhos para simular as dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência. A simulação realizada nesta quinta-feira, 25, com operadores da empresa Vega Manaus, fez parte da aula prática de um curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Manaus, com objetivo de sensibilizar os operadores sobre as limitações que fazem parte do dia a dia de muitos usuários.

O motorista de ônibus Evilázio Lima, 44, utilizou uma muleta para viver a rotina de um deficiente físico e explica o que sentiu. “É muito difícil se locomover sem uma das pernas. Você demora mais tempo para entrar no ônibus. Para mim, foi um grande aprendizado.”, afirmou.

Com uma venda nos olhos a cobradora, Ione Santos, 36, avaliou de forma positiva a aula prática. “Esses usuários precisam de mais atenção. Foi uma experiência muito importante. É complicado não saber o que está à sua frente. Não só vou levar essa experiência para o meu trabalho, como vou incentivar meus colegas a terem mais paciência com esses usuários”, disse.

“O ponto chave é se colocar no lugar do outro. Aqui os motoristas e cobradores puderam sentir na pele como um deficiente ou idoso se sente. Tenho certeza que da próxima vez que eles encontrarem um desses usuários, eles conseguirão enxergá-los com outros olhos”, destacou o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho.

Direitos e deveres dos usuários

Os agentes de educação da SMTU também deram orientações sobre os direitos dos usuários e dicas de como proceder no atendimento realizado principalmente no momento do embarque. Um dos pontos destacados, foi a nova legislação sancionada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, no último dia 22 de janeiro, pioneira no Brasil, que tornou preferenciais todos os assentos dos ônibus do transporte coletivo de Manaus. Com a nova lei os operadores podem solicitar que qualquer usuário ceda o lugar aos usuários especiais.

“Nos próximos dias devemos encaminhar uma regulamentação da Lei Nº 2.094 para adequar os procedimentos do embarque e desembarque desses usuários. No caso, dos idosos a ideia é disponibilizar um cartão gratuidade para que possam utilizar os assentos localizados após a catraca”, esclareceu Pedro Carvalho.

Os operadores também expuseram algumas dificuldades que enfrentam com os usuários e receberam orientações sobre como proceder em determinadas situações.

“Certa vez, pedi o passe livre de um deficiente e ele se sentiu ofendido por isso. As vezes também encontramos idosos que embarcam sem apresentar o documento de identidade e reclamam quando pedimos”, relatou a cobradora Ione Santos.

De acordo com o artigo nº 39 da Lei Federal nº 10.741/2003, o artigo nº 261 da Lei Orgânica do Município (Loman) e a Lei Municipal nº 949/2006, o acesso gratuito aos ônibus do transporte coletivo de pessoas com idade a partir de 60 anos ocorre mediante a apresentação de documento com foto que comprove a idade.

No caso de pessoas com deficiência, a gratuidade é garantida a quem possui o Cartão Passe Livre emitido pela SMTU. Dependendo do tipo de deficiência, o usuário pode ou não passar pela catraca, mas todos precisam ter o cartão.

Grávidas, mães com crianças de colo e obesos têm direito a embarcar e desembarcar pela porta dianteira, mas devem pagar o valor da tarifa ao cobrador e rodar a catraca.

Carvalho adiantou que a capacitação dos motoristas e cobradores terá continuidade em outras empresas. “Esse curso já havia sido feito ano passado e estamos retomando agora. Vamos capacitar o máximo dos trabalhadores rodoviários do sistema. Na semana que vem as equipes de educação da SMTU estarão em outras empresas”, disse.



Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU): 92 3236-4840 / 98842-7289/ 99120-5106

Nenhum comentário:

Postar um comentário