(site prefeitura de Manaus)
A Prefeitura de Manaus deu continuidade, nesta terça-feira, 11, ao atendimento das famílias da Comunidade da Sharp atingidas pelas chuvas do último fim de semana. Localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste, a área também está recebendo serviços de drenagem superficial e asfaltamento.
Colchões, lençóis, fraldas descartáveis e vários artigos de higiene pessoal estão sendo disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para as 31 famílias que estão alojadas na Escola Municipal Aristóteles Conte Alencar, no bairro Armando Mendes.
São mais de 80 pessoas – das quais 21 crianças, 18 adolescentes e 46 adultos – que também estão recebendo café da manhã, almoço e jantar. Segundo a chefe da Divisão de Alta Complexidade da Semasdh, Clícia Franco, a população também tem ajudado por meio de doações.
“Existem famílias que perderam tudo, móveis, eletrodomésticos, roupas. Diante dessa situação, que não é algo esperado, a própria sociedade tem procurado o Disk Direitos Humanos (0800 092 6644) para fazer doações aos necessitados”, informou.
Desde a noite da última sexta-feira, 7, quando fortes chuvas começaram a causar alagamentos e desbarrancamentos em vários pontos da cidade, equipes da Semasdh e da Defesa Civil de Manaus realizam o atendimento emergencial aos atingidos. Somente na Comunidade da Sharp, mais de 40 famílias foram cadastradas em situação de risco.
O diretor operacional da Defesa Civil, Cláudio Belém, disse que é a partir desse cadastramento que as famílias têm suas situações analisadas e podem ser encaminhadas ao Aluguel Social.
“Existe um projeto do Governo do Estado para a intervenção nessa área, que além de ter casas localizadas no leito do igarapé, também possui moradias próximas a zonas de desbarrancamentos. Trabalhamos na situação de emergência e retiramos, imediatamente, as famílias em situação de risco”, explicou.
Infraestrutura
Paralelo ao atendimento às famílias, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza serviços de drenagem superficial e asfaltamento nas ruas da comunidade da Sharp. A obra vai melhorar o escoamento das águas que prejudicam os moradores da região no período de chuvas. Nesta segunda-feira, 11, a rua beneficiada foi a Oriente com duas equipes do Distrito de Obras do São José atuando diretamente no serviço da drenagem.
As ruas Suframa, Multibrás e Xerox já receberam o serviço básico de drenagem superficial e operação tapa-buraco.
REPORTAGEM: Alita Falcão/ Com informações da Seminf
Nenhum comentário:
Postar um comentário