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quarta-feira, 5 de março de 2014

Brasil comemora o Dia Nacional do Turismo

(Secretaria de Estado de Turismo - RJ)
O Dia Nacional do Turismo é comemorado em dois de março, data que não pode passar em branco uma vez que o setor se destaca como um dos que mais cresce na economia no país e no mundo. A indústria do turismo é responsável por gerar empregos nos mais diversos segmentos, como hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento, varejo e muitos outros. Para a Organização Mundial de Turismo (OMT), é classificado como, “as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por período continuo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, negócios e outros”.

A indústria de turismo é bastante segmentada e existem diferentes nichos que podem ser trabalhados, como o turismo de negócios e congressos, geralmente praticado nas cidades grandes; turismo de aventura, onde a adrenalina é o fator principal de atração; turismo ecológico ou ecoturismo, voltado para a apreciação da natureza e realizado em áreas naturais; o científico ou de estudos e intercâmbio, que visa o aumento do conhecimento e a troca de experiências culturais e educacionais; e o religioso, que tem como motivação principal a fé, entre muitos outros. Essa movimentação gera crescimento em importantes setores da economia, criando grande impacto nas áreas sociais, políticas e culturais das regiões envolvidas.
O turismo é, ainda, uma atividade geradora de conhecimento. Viajar é obter cultura, conhecendo novos meios de vida, hábitos, costumes e a culinária. O Brasil possui um rico potencial turístico em razão de sua extensão territorial. Como um dos maiores países do mundo, ele possui áreas com diferentes comportamentos, climas e infraestrutura que possibilitam a prática de atividades turísticas diferenciadas, agradando até mesmo os visitantes mais exigentes.

De acordo com a Embratur, a receita oriunda de gastos de turistas estrangeiros no Brasil chegou a US$ 6,130 bilhões entre janeiro e novembro de 2013, batendo recorde histórico para o período.Atualmente, o turismo movimenta cerca de 3,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e emprega cerca de 10 milhões de trabalhadores por ano.
Também no ano de 2013, foi registrado um marco para a indústria do turismo brasileiro com a entrada de seis milhões de turistas estrangeiros. Segundo o secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, a meta agora é alcançar outro patamar com a realização dos megaeventos como a Copa do Mundo, e assim conseguir novos números. Estima-se que 600 mil estrangeiros visitarão o Brasil durante o período do mundial, deste ano.
- O fato de o Rio de Janeiro ter recebido a turista de número 6 milhões foi muito significativo, já que a marca recorde se deve em grande parte à Copa das Confederações e à Jornada Mundial da Juventude, que teve a participação de mais de 2 milhões de turistas, que movimentaram a economia da cidade em R$ 1,2 bilhões. “Recebemos pessoas de mais de 170 países e 93% delas disseram que pretendem voltar para conhecer melhor o Rio”, atesta o Secretário.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Turismo, tem investido na divulgação das cidades turísticos do interior fluminense em eventos nacionais e internacionais. Vasto material promocional e um atendimento diferenciado têm atraído, cada vez mais, visitantes para o nosso Estado, fortalecendo a atividade turística e gerando empregos e renda. Além disso, as diversas intervenções realizadas com a verba de US$ 187 milhões do Prodetur-RJ (Programa de Desenvolvimento do Turismo) vêem acelerando o desenvolvimento turístico sustentável e integrado com a melhoria da qualidade de vida da população das localidades envolvidas, aumentando as receitas do setor e melhorando a capacidade de gestão do turismo.

Entre as ações que estão sendo executadas estão a elaboração do plano diretor estadual de turismo, o fortalecimento das gestões municipal e estadual, a capacitação profissional e empresarial, estudos de mercado turístico nacional e internacional, planos de gestão ambiental, plano de marketing, além de intervenções em infra-estrutura de transporte e rodovias estaduais, de saneamento ambiental e de conservação de patrimônio histórico.

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