(Secretaria de Estado de Turismo - RJ)
O Dia Nacional do Turismo é comemorado em dois de março, data que não
pode passar em branco uma vez que o setor se destaca como um dos que
mais cresce na economia no país e no mundo. A indústria do turismo é
responsável por gerar empregos nos mais diversos segmentos, como
hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento, varejo e muitos
outros. Para a Organização Mundial de Turismo (OMT), é classificado
como, “as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens
e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por
período continuo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer,
negócios e outros”.
A indústria de turismo é bastante
segmentada e existem diferentes nichos que podem ser trabalhados, como o
turismo de negócios e congressos, geralmente praticado nas cidades
grandes; turismo de aventura, onde a adrenalina é o fator principal de
atração; turismo ecológico ou ecoturismo, voltado para a apreciação da
natureza e realizado em áreas naturais; o científico ou de estudos e
intercâmbio, que visa o aumento do conhecimento e a troca de
experiências culturais e educacionais; e o religioso, que tem como
motivação principal a fé, entre muitos outros. Essa movimentação gera
crescimento em importantes setores da economia, criando grande impacto
nas áreas sociais, políticas e culturais das regiões envolvidas.
O
turismo é, ainda, uma atividade geradora de conhecimento. Viajar é
obter cultura, conhecendo novos meios de vida, hábitos, costumes e a
culinária. O Brasil possui um rico potencial turístico em razão de sua
extensão territorial. Como um dos maiores países do mundo, ele possui
áreas com diferentes comportamentos, climas e infraestrutura que
possibilitam a prática de atividades turísticas diferenciadas, agradando
até mesmo os visitantes mais exigentes.
De acordo com a
Embratur, a receita oriunda de gastos de turistas estrangeiros no Brasil
chegou a US$ 6,130 bilhões entre janeiro e novembro de 2013, batendo
recorde histórico para o período.Atualmente, o turismo movimenta cerca
de 3,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e emprega cerca de 10
milhões de trabalhadores por ano.
Também no ano de 2013, foi
registrado um marco para a indústria do turismo brasileiro com a entrada
de seis milhões de turistas estrangeiros. Segundo o secretário de
estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, a meta agora é
alcançar outro patamar com a realização dos megaeventos como a Copa do
Mundo, e assim conseguir novos números. Estima-se que 600 mil
estrangeiros visitarão o Brasil durante o período do mundial, deste ano.
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O fato de o Rio de Janeiro ter recebido a turista de número 6 milhões
foi muito significativo, já que a marca recorde se deve em grande parte à
Copa das Confederações e à Jornada Mundial da Juventude, que teve a
participação de mais de 2 milhões de turistas, que movimentaram a
economia da cidade em R$ 1,2 bilhões. “Recebemos pessoas de mais de 170
países e 93% delas disseram que pretendem voltar para conhecer melhor o
Rio”, atesta o Secretário.
O Governo do Estado do Rio de
Janeiro, através da Secretaria de Estado de Turismo, tem investido na
divulgação das cidades turísticos do interior fluminense em eventos
nacionais e internacionais. Vasto material promocional e um atendimento
diferenciado têm atraído, cada vez mais, visitantes para o nosso Estado,
fortalecendo a atividade turística e gerando empregos e renda. Além
disso, as diversas intervenções realizadas com a verba de US$ 187
milhões do Prodetur-RJ (Programa de Desenvolvimento do Turismo) vêem
acelerando o desenvolvimento turístico sustentável e integrado com a
melhoria da qualidade de vida da população das localidades envolvidas,
aumentando as receitas do setor e melhorando a capacidade de gestão do
turismo.
Entre as ações que estão sendo executadas estão a
elaboração do plano diretor estadual de turismo, o fortalecimento das
gestões municipal e estadual, a capacitação profissional e empresarial,
estudos de mercado turístico nacional e internacional, planos de gestão
ambiental, plano de marketing, além de intervenções em infra-estrutura
de transporte e rodovias estaduais, de saneamento ambiental e de
conservação de patrimônio histórico.
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