Gol

domingo, 9 de março de 2014

Mutirão de limpeza no Coroado



(site da Prefeitura de Manaus)

A Prefeitura de Manaus começou nesta sexta-feira, 07, um mutirão de limpeza nos bairros Coroado I, II e III, na zona Leste. O trabalho é realizado por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e deve ser concluído até o final da próxima semana. Neste primeiro dia foram identificados diversos pontos de lixeiras viciadas e que deverão ser combatidas a partir de segunda-feira, 10, com ações de conscientização feitas de casa em casa pelas equipes da secretaria.

Um dos pontos detectados foi na entrada do beco São Sebastião, no Coroado II, onde nas primeiras horas da manhã o lixo começa a tomar conta do local e impedir a passagem dos pedestres. “A população que mora aqui no entorno das Avenidas Beira Rio e Beira Mar tem acesso ao serviço de limpeza nos três turnos, pois a nossa coleta é feita diariamente, mas acontece que o caminhão passa e logo em seguida o morador faz o descarte de lixo irregularmente. O que falta é um pouco mais de consciência de que esse material pode parar no igarapé, provocando alagações”, afirmou o subsecretário da Semulsp, José Rebouças.

Outro problema detectado pela secretaria foi a remoção de partes da grade que isolam o igarapé para evitar o descarte de lixo. Segundo o morador Ronildo Souza, 34, comerciantes da área são os principais responsáveis pela prática. “Eles retiram a tela e descartam todo tipo de material no leito do igarapé. Outro dia eu vi o dono de um comércio jogando cascalho aqui, mas não podemos fazer nada”, comentou o autônomo.

Durante o mutirão de limpeza foi feita a varrição, capinação, limpeza e desobstrução do canal, além da remoção de entulhos. Em uma das casas, a moradora aproveitou para se desfazer de um fogão, uma geladeira e uma cama box que estavam jogados no quintal. Outra ação foi a retirada de faixas com anúncios de bandas de carnaval e de vendas ou aluguel de imóveis, presos nas telas. Este último trabalho foi realizado em parceria com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

Reportagem: Leonardo Fierro

Nenhum comentário:

Postar um comentário