(site da Prefeitura de Manaus)
Começa nesta segunda-feira, 17, a capacitação de 75 permissionários que atuam na Praça de Alimentação Mário Verçosa, no bairro Dom Pedro, zona Oeste. O treinamento faz parte de programa de capacitação, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus e executado pela Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração Planejamento e Gestão (Semad), e pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult).
O programa está capacitando trabalhadores de feiras e mercados da cidade com noções básicas de inglês, com foco no atendimento de turistas no período da Copa do Mundo e pós-evento. Nessa etapa, as aulas serão realizadas até 11 de abril, na Igreja Rainha dos Apóstolos, rua Venceslau Brás, nº 41, bairro D. Pedro, nos horários de 14h às 17h e de 18h às 21h.
A diretora geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, destaca que o Programa de Capacitação de Permissionários dos Mercados e Feiras de Manaus – Copa 2014, teve início no ano passado e já permitiu a capacitação de 168 permissionários das feiras do Parque 10, Alvorada e Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Neste ano, os permissionários da Praça de Alimentação do D. Pedro serão beneficiados e a Prefeitura também irá promover aulas de atualização para ex-alunos.
“Até o fim do mês de maio, a Prefeitura lançará o livreto de bolso do programa, que será outra ferramenta importante para facilitar o contato dos trabalhadores com os turistas”, ressalta. A publicação será distribuída gratuitamente aos permissionários e também a servidores municipais participantes do Programa de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014.
No bairro Dom Pedro, o curso atenderá duas turmas, uma com 37 alunos e outra com 38 participantes. A primeira assistirá às aulas no horário de 14h às 17h, enquanto a segunda, das 18h às 21h, até o dia 11 de abril. “Uma das estratégias do programa é levar o curso até o bairro onde os trabalhadores atuam para facilitar o acesso”, salienta Luiza Rebelo.
A diretora explica que o conteúdo programático do curso é focado no vocabulário utilizado com frequência no local de trabalho. Os permissionários da Praça de Alimentação irão aprender, por exemplo, a descrever tipos de sanduíche, grelhados, frutas, saudações, valores e preços, cores, nomes de alimentos, unidades de medidas, comidas regionais como tacacá, tapioca, açaí, entre outras informações úteis para a comunicação com o cliente estrangeiro. O material didático também foi elaborado com foco nesse segmento.
Servidores da Prefeitura – Luiza Rebelo destaca, ainda, que a Prefeitura está empenhada em preparar Manaus para a Copa. Na área de capacitação, a gestão municipal mantém o Programa de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014, voltado para a capacitação de servidores municipais que desenvolvem atividades em que há contado direto com o público, como é o caso do trânsito, saúde, turismo, entre outras áreas. A partir dessa iniciativa, foram treinados 660 servidores. Há, ainda, o Programa Bolsa Idiomas, que atendeu, inicialmente, trabalhadores dos segmentos de turismo, hotelaria, entre outros, cuja característica principal é a prestação de serviço ao público externo. Atualmente, o programa é aberto ao público em geral.
Assessoria de Imprensa – Escola de Serviço Público Municipal – ESPI/
Nenhum comentário:
Postar um comentário