(site da Prefeitura de Manaus)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está sendo implantado no interior do Amazonas e as equipes médicas vêm sendo treinadas por servidores da Prefeitura de Manaus. Nesta quinta-feira, 27, o serviço foi lançado em Tabatinga (a 1.107 quilômetros de Manaus) pelo governador Omar Aziz, com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Além de Tabatinga, as ambulâncias e ambulanchas já estão prontas para serem operadas em Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença e Tonantins.
O conteúdo abordado repassado aos servidores do interior foi recomendado pela portaria 2048/GM do Governo Federal, que disciplina a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências. O secretario municipal de Saúde, Evando Melo, explicou que foram ensinadas lições como o uso de desfibrilador automático, atendimento ao trauma grave, hemorragias, queimaduras, atendimento à gestante, criança e idoso. Todos também passaram por cursos, duas provas teóricas e duas provas práticas, em carga de 40 horas.
“Nós precisamos enviar equipes aos municípios do Alto Solimões. Eles possuem capacitação-modelo e estão preparados para lecionar quem vai trabalhar no interior do Estado. Tivemos que deslocar todo o material, como pranchas rígidas para imobilização, colares cervicais, equipamentos de ventilação e manequins”, assinalou o secretario, que participou da solenidade de lançamento do serviço em Tabatinga.
As próximas equipes a serem treinadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão dos municípios localizados na Região Metropolitana de Manaus. Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, que esteve em Tabatinga ao lado do governador Omar Aziz e do ministro da saúde Arthur Chioro, a cooperação entre as cidades do Amazonas deve continuar.
“Precisamos unir forças para desenvolver o interior do Estado. O Samu de Manaus é muito bem preparado e está pronto para lecionar as equipes que atuarão nos demais municípios do Amazonas. Foi um trabalho muito difícil, pois precisamos mandar equipes para o Alto Solimões. Mas é gratificante ver que a população terá acesso imediato aos serviços médicos de urgência. Queremos continuar colaborando”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.
A viagem a Tabatinga aconteceu na quinta-feira. O prefeito Arthur Virgílio Neto viajou a convite do Governo do Estado e também esteve em São Paulo de Olivença, onde participou da inauguração de um hospital e maternidade. Em Tabatinga, um hospital do mesmo molde também foi inaugurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário