Gol

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Faixa Liberada ao Passeio do Mindu, na zona Centro-Sul da cidade



(site prefeitura de Manaus)

faixalibmindu (2)

Dezenas de pessoas aproveitaram a manhã deste domingo, 14, para praticar atividades físicas ao ar livre ao longo do Passeio do Mindu, situado no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. Foi a primeira vez que o local sediou o projeto Faixa Liberada, da Prefeitura de Manaus, executado por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Ao longo da semana, o espaço foi revitalizado pela Prefeitura de Manaus para oferecer maior segurança e comodidade à população.

Durante toda a manhã deste domingo, das 7h às 12h, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) permaneceram na área para garantir que as pessoas que estivessem no lugar se exercitando pudessem aproveitar a iniciativa, uma vez que o projeto proíbe o tráfego de veículos na área em que ocorre o Faixa Liberada.

Moradora de um condomínio no entorno do Passeio do Mindu, a comerciante Marlene Passos, 39, comemorou a novidade. “Esse local estava abandonado. Ainda bem que tiveram essa excelente ideia. Agora poderei desfrutar, juntamente com a minha família, de um espaço público agradável para praticar atividades físicas. Estou muito contente”, argumentou.

Já o administrador Leandro Mansur, 31, destacou que o que agradou aos moradores da área foi justamente a comodidade. “É uma iniciativa muito boa. É qualidade de vida com segurança. Muitos moradores próximos daqui procuram fazer alguma atividade física nos fins de semana e agora com a Faixa Liberada aqui ficará mais fácil para todos”, pontuou.

Parceria
Ao longo da semana, foram concluídos no local serviços de tapa-buraco, drenagem superficial e substituição de luminárias nos 800 metros de extensão das duas vias de acesso ao Passeio do Mindu.

O trabalho foi executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e contou ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, conseguir ampliar Faixa Liberada por outras áreas da cidade é uma grande conquista para a população, que ganha mais um espaço para praticar esportes e, consequentemente, qualidade de vida. “O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, é o maior incentivador desta causa. Estamos engajados em oferecer às famílias manauenses locais seguros para a prática de esportes. Nossa intenção é levar o projeto Faixa Liberada a todas as zonas da capitaç”, enfatizou.

Ainda no local, por meio de uma parceria firmada com a Universidade Nilton Lins, estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física da instituição de ensino realizaram aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação nutricional e tiraram dúvidas dos populares sobre a forma correta de fazer exercícios físicos.

O subsecretário de Juventude da Semjel, Rodrigo Guedes também acompanhou de perto as atividades mantidas pela secretaria na manhã deste domingo e aproveitou para caminhar com o titular da pasta e ouvir a opinião das pessoas que passaram por lá. “Estamos muito contentes com esse retorno positivo das pessoas sobre o Faixa Liberada no Passeio do Mindu. Agora dispomos de três áreas na cidade contempladas pelo projeto: Ponta Negra, Parque das Laranjeiras e Parque Dez de Novembro. Para se ter ideia do alcance desse benefício, conseguimos reunir, em média, 2 mil participantes em cada edição na zona Oeste”, disse.

Sobre o projeto
Implantado em 2010, o Faixa Liberada consiste na interdição de um espaço para que as pessoas possam praticar, com segurança, diferentes atividades ao ar livre.

Atualmente, o projeto ocorre às quartas-feiras, no horário das 17h às 22h, e aos domingos, das 6h às 12h, no bairro Ponta Negra, zona Oeste, e somente aos domingos, das 6h às 12h, na Avenida Visconde de Porto Seguro, uma ladeira de aproximadamente 1 km de extensão, situada no Conjunto Parque das Laranjeiras, bastante utilizada por praticantes de esportes radicais.

A partir deste domingo, 14, passará a ser realizado também no Passeio do Mindu, na zona Centro-Sul, das 7h às 12h.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel)
Fotos: Antônio Lima (Semjel) e altemar Alcântara (Semcom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário