Gol

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Prefeitura traça metas para continuação da contratação dos catadores de materiais recicláveis



(site prefeitura de Manaus)


pf02
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu nesta sexta-feira, 5, as lideranças dos núcleos, cooperativas e associações de catadores para discutir a continuação do processo de inclusão da categoria no quadro de funcionários do Município. A reunião aconteceu no Centro Cultural Palácio Rio Branco e delineou as principais ações para 2015.

“Foi um encontro muito interessante, porque contou com a presença de pessoas que estão inclusas e não inclusas no movimento tradicional dos catadores. Ouvimos as reinvindicações, ligadas principalmente à ampliação do número de galpões disponibilizados pelo Município para a triagem do material coletado. Atualmente, temos quatro alugados e nossa meta é, em 2015, chegar aos seis prometidos por nós”, afirmou o prefeito.

Ainda segundo Arthur, um projeto em tramitação junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) possibilitará a criação definitiva das sedes dos núcleos, cooperativas e associações de catadores. “Esse é o meu objetivo e é também o sonho deles (catadores). O BNDES já deu esse tipo de financiamento para várias cidades e não tem o porquê não liberar para Manaus. A ideia é que ao passo que criarmos os galpões definitivos, iremos desativar os alugados”, explicou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), os galpões existentes estão localizados nos bairros Santa Etelvina e Cidade de Deus, na zona Norte; Jorge Teixeira, zona Leste; e um na área da feira da Manaus Moderna, no Centro. Segundo Paulo Farias, secretário da Semulsp, a prefeitura já possui duas áreas próprias para construção das sedes definitivas, mediante aprovação dos recursos federais.

“Hoje contamos com 12 roteiros de Coleta Seletiva em Manaus, dois para cada dia da semana, e todo material arrecadado é entregue para diferentes grupos de catadores. Conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outras diretrizes, precisamos providenciar a contratação desses trabalhadores. Já avançamos nesse sentido e temos uma minuta do edital para novas contratações sendo submetida ao grupo”, completou Paulo.

Para a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Irineide Lima, a reunião foi importante para avaliar as conquistas alcançadas e traçar novos objetivos. “Temos cerca de 400 catadores vinculados ao movimento em Manaus e nem todos são atendidos pelos galpões. O que queremos e ampliar os benefícios a todos, gerando mais emprego e renda e contribuindo com o crescimento econômico da capital”, finalizou.

REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Karla Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário