Gol

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Semed assina acordo de cooperação técnica com Oca de Conhecimento Ambiental do Cigs



(site prefeitura de Manaus)

termoocaconhecimento (2)

A Prefeitura de Manaus, representada pelo secretário Municipal de Educação (Semed), Humberto Michiles, participou da solenidade de inauguração e assinatura do termo de cooperação técnica de forma compartilhada da Oca de Conhecimento Ambiental do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na manhã desta quinta-feira, 11. O termo será executado pela Semed, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e por militares do Exército Brasileiro.

A Oca promove educação socioambiental para a comunidade de Manaus, escolas, instituições, associações, Ongs, empresas, turistas, entre outros visitantes do zoológico do Cigs. Os visitantes poderão participar de palestras, assistir vídeos, exposições ambientais e culturais, sensibilização por meio dos sentidos, jogos, oficinas, cursos dedicados a promoção da educação socioambiental.

Michiles disse que a secretaria já realiza vários programas na rede municipal na área do meio ambiente. Para ele, a pasta vai contribuir de forma pedagógica para que a Oca tenha um suporte de conhecimento na questão ambiental. “O projeto da Oca é de grande relevância, especialmente no Cigs com sua área verde preservada, onde temos o zoológico cuidado pelo Exército. É um espaço de apelo ambiental e será aberto às escolas, para nossas crianças, aos jovens e é um local para se discutir e debater sobre a educação ambiental de nossa cidade”, disse.

Segundo o comandante do Cigs, coronel Alfredo Dias, a solenidade contou, ainda, com a inauguração do Memorial Jorge Teixeira e Aquário Amazônico, em comemoração aos 50 anos de criação do Cigs. Para o militar do exército, a Oca é um marco importante para a questão ambiental e contará com apoio fundamental dos profissionais da Semed. “Teremos profissionais na área de educação na orientação e cuidado com meio ambiente, além de noções de sustentabilidade, cuidados com os rios, igarapés, para que a gente possa colocar uma ‘semente’ na cabeça dos alunos de conscientização e preservação ao meio ambiente”, disse.

Na primeira quinzena de fevereiro, representantes da Semed, Semmas e do Cigs se reunirão para elaborar o planejamento de funcionamento da Oca do Conhecimento Ambiental. A Semed será responsável pelo apoio pedagógico da Oca.

Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Lton Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário