Gol

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Público vibra com os duelos travados na 9ª edição do Campeonato Amazonense de Muay Thai



(site prefeitura de Manaus)


campmuaythai (2)

Com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), a Federação Amazonense de Boxe Tailandês (FABT – Muay Thai) realizou na noite de sábado, 13, a 9ª edição do Campeonato Amazonense de Muay Thai, que aconteceu no ginásio poliesportivo do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, bairro Educandos, zona Sul da cidade.

De acordo com o presidente da FABT, Rômulo Bonates, o evento superou as expectativas em relação à edição anterior e serviu como alicerce para a divulgação da modalidade na capital. “Tivemos vinte confrontos, que reuniram, ao todo, quarenta atletas e público estimado em mil pessoas. Esse é um esporte que cresce a cada dia em Manaus, que necessita de contato direto com o adversário, por meio de golpes utilizando os cotovelos, canelas, joelhos e pés”, explicou.

Ainda conforme Bonates, o campeonato servirá como divulgação para a próxima edição do Rei do Ring, que será realizado em março de 2015, com local ainda a ser definido pela organização e Prefeitura de Manaus. “A primeira edição do Rei do Ring criou um elo significativo de divulgação da modalidade tanto na capital como em todo o Estado. A demanda pela modalidade aumentou significativamente na cidade”, declarou.

O secretário da Semjel, Elvys Damasceno acompanhou os duelos e participou da entrega de troféus no momento da premiação do torneio. Na ocasião, destacou a importância de incentivar práticas esportivas na cidade, por meio da realização de campeonatos, pois, segundo ele, seria um fator primordial para o destaque de atletas amazonenses em competições fora do Estado. “A Semjel vem firmando parcerias com todas as federações amazonenses de desportos, para que possamos criar um vínculo entre as modalidades esportivas, possibilitando que os atletas amazonenses alcancem destaque tanto em competições no Brasil quanto no exterior”, frisou Damasceno.

Durante o evento, o secretário ressaltou que atualmente as competições de Muay Thai superam o nível das edições anteriores. “É notável um crescimento significativo da modalidade no Estado e as competições podem ser comparadas a de outras cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, onde o esporte possui um número maior de adeptos”, argumentou.

Destaque
O único duelo feminino da competição reuniu as atletas Tatiana Diniz, 26, e Lívia Maia, 23, que proporcionaram ao público um combate acirrado e de alto nível técnico. Na disputa do título da categoria Galo até 63 kg, a representante da equipe Dindô X-Fight, Lívia Maia, levou a melhor ao vencer a adversária integrante da equipe Fabiano. O resultado só foi revelado após a contagem dos pontos obtidos pelas competidoras ao longo do confronto.

Segundo Dindô Rodrigues, 37, técnico de Lívia, o resultado foi importante para a atleta que, apesar de pouco tempo de prática, tem demonstrado muita habilidade. “A Lívia está há pouco tempo praticando esta modalidade. São apenas seis meses de treino e logo de cara estreia na primeira competição com vitória, derrotando uma atleta experiente. Esse resultado é de total importância tanto para ela quando para a equipe X-Fight, pois torna evidente o resultado positivo de um trabalho que envolve muita preparação física e psicológica”, pontuou.

Lívia Maia ressaltou que apesar das dificuldades para vencer a luta, o resultado positivo da participação dela em uma primeira competição oficial só tem a somar com a valorização da modalidade no cenário esportivo da cidade. “Dediquei 13 anos da minha vida à prática do vôlei, que me renderam alguns títulos amazonenses e brasileiros defendendo a camisa da seleção da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Decidi praticar Muay Thai para melhorar o condicionamento físico e conseguir essa vitória com apenas seis meses de treino é realmente muito gratificante”, frisou a estudante do curso de Biologia da Ufam.

Ainda de acordo com ela, as árduas horas de treino durante seis dias na semana possibilitaram experiências que a beneficiarão em novos desafios. “É um esporte onde o preparo físico tem que estar de acordo com o psicológico, pois não adianta estar forte fisicamente e fraco mentalmente. Minha adversária tem um currículo vitorioso em competições de jiu-jítsu e judô. Estava ciente de que não seria fácil, mas acreditava que não seria impossível vencê-la”, concluiu.

A modalidade
O Muay Thai ou Boxe Tailandês é uma arte marcial com mais de dois mil anos de existência e originária da Tailândia, considerada uma disciplina física e mental que inclui golpes de combate de pé, sendo conhecida como “a arte das oito armas”.

Premiação
A FABT premiou com troféus simbólicos os atletas vencedores dos 20 combates que aconteceram durante o evento. No decorrer da competição foram sorteados diversos brindes, entre eles kits para lutadores de Muay Thai. A relação completa com a classificação final será divulgada na segunda-feira, 15, após reunião entre membros da comissão técnica da federação de boxe tailandês, pois, segundo os organizadores do evento, existe a possibilidade de desclassificação de competidores por descumprimento de algumas normas.

Fotos: Antônio Lima / Semjel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário