Gol

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Projeto que busca evitar acidentes de trânsito reúne parceiros em Manaus



(site prefeitura de Manaus)

projvidatransito (2)

Uma oficina de trabalho reuniu na manhã desta quinta-feira, 11, na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), instituições e órgãos envolvidos direta ou indiretamente com a mobilidade urbana em Manaus. O evento faz parte do projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde, coordenado em Manaus pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Além de representantes da rede municipal de saúde, participaram da programação a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Médico Legal, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e a Polícia Militar.

A chefe do Núcleo de Prevenção a Riscos à Saúde por Causas Externas da Semsa, Ana Carolina Leão, explica que o intuito da reunião foi a consolidação do projeto Vida no Trânsito na capital. “O setor ‘saúde’ acaba absorvendo as vítimas do trânsito, contabilizando os custos finais, mas sozinho não consegue resolver o problema, pois acidentes de trânsito envolvem diversos fatores”, esclareceu.

Para o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, um dos ganhos do projeto é a análise qualitativa dos dados. “Com base em informações de diferentes órgãos ligados à saúde, educação, trânsito, segurança pública, planejamento urbano e vários outros parceiros municipais, estaduais e federais, podemos, juntos, analisar dados de acidentes de trânsito e tentar descobrir fatores e condutas de risco que causam os mesmos. Com  esses números, podemos pensar em ações para prevenir, diminuir e, principalmente, evitar mortes”, destacou.

Na avaliação da consultora do Ministério da Saúde, Karla Livi, o encontro foi muito proveitoso. “Foi muito importante porque reuniu os parceiros, que reafirmaram o compromisso de um trabalho intersetorial, que demanda esforços de diferentes setores. Hoje, nos conseguimos olhar um pouco a estrutura de programa e projetos, discutimos a importância da análise dos acidentes em tempo real e do esforço que cada instituição terá que fazer para contribuir com essa informação”, destacou.

Sobre o Projeto Vida no Trânsito
O Vida no Trânsito, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, tem a finalidade de fortalecer as políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, com o desenvolvimento de programas e projetos de intervenção, priorizando os fatores de risco e grupos mais vulneráveis.

O projeto prevê a realização de ações integradas de áreas como Saúde, Trânsito, Transportes, Infraestrutura, Segurança Pública e outros setores, governamentais e não governamentais, subsidiando o gestor nas propostas de políticas de prevenção a acidentes de trânsito com vítimas graves e fatais.

Texto: Cleamy Albuquerque
Fotos: Rodemarques Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário