(site prefeitura de Manaus)

Mais de 350 professores da Rede Municipal de Ensino, das das Divisões Distritais Zonais Sul e Oeste (DDZs 1 e2), começaram as formações de 2015, nesta segunda-feira, 6, na Divisão Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), rua Maceió, Parque Dez, zona Centro-Sul. As aulas marcaram o início do calendário de formação continuada da DDPM.
A formação é direcionada aos professores da Educação Infantil, de 1º ao 3º ano e 5º ano do Ensino Fundamental, que possuem a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP). As aulas acontecerão até novembro, de segunda a sexta feira, na DDPM.
A formação acontece durante todo o ano letivo e tem a finalidade de contribuir na melhoria da prática da docência. “O nosso objetivo é estabelecer um diálogo de experiência. Fazer com que os professores percebam que a partir deste trabalho eles poderão resignificar a prática da docência, tendo em vista a peculiaridades de cada modalidade ensino, da DDZ, da sala de aula, entre outros”, destacou a coordenadora pedagógica de 1ª ao 5º ano, Rita Esther.
Com os professores do Ensino Fundamental serão trabalhados temas como a Prova Brasil e seus contextos Histórico e Estrutural; Leitura e Resolução de Problemas como Procedimentos Metodológicos; Avaliação da Aprendizagem; Provinha Brasil voltada para Língua Portuguesa e Matemática, entre outros.
Na Educação Infantil serão abordados assuntos como a Aprendizagem e Linguagem Corporal das Crianças; a musicalização com expressão da linguagem artística; linguagem matemática e aprendizagem; e natureza, sociedade e aprendizagem voltadas para crianças.
Experiência
Para a professora Kátia Silva de Amorim, que leciona o 1º ano da Escola Municipal Prof. José Wandemberg R. Leite, a formação realizada pelo DDPM, demonstra que a Semed está buscando melhorar a qualidade da educação dando estrutura pedagógica aos seus docentes. “Este tipo formação colabora diretamente na construção da nossa prática docente, porque além de nos capacitar nos dá suporte e, isso, consequentemente, influencia em sala de aula e na melhoria da qualidade de ensino”.
Para Neolanda de Belém Trindade, professora de Educação Infantil da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, além do conhecimento absorvido, a troca de experiência também é muito importante. “A partir delas (troca de experiências), podemos observar em que estamos errando, o que pode da certo na minha sala de aula ou não, além de aprender novas metodologias de ensino”.
Nesta terça-feira, 7, os professores do 2º ano estarão em formação e quinta-feira, 9, serão os educadores de 3º ano do Ensino Fundamental.
Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188
Nenhum comentário:
Postar um comentário