(site prefeitura de Manaus)

Após ser condenado pela Justiça por dirigir embriagado, o serralheiro Claudino Batista, 55, decidiu parar de beber. Nesta sexta-feira, 15, ele foi um dos participantes da 1ª palestra do ano sobre educação de trânsito ministrada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), no Fórum Henoch Reis, que enfatiza o respeito às leis, aos pedestres e à vida.
A atividade faz parte de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) para estabelecer penas alternativas aos condutores encaminhados pela Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa). Desde que o projeto de educação para o trânsito foi lançado , em março de 2015, o Manaustrans ministrou palestras para nove turmas de apenados, que totalizaram 357 participantes.
“Para mim, essa pena serve de lição. A palestra vai reforçar a minha decisão em ser mais prudente no trânsito e não descumprir as leis”, enfatizou Claudino Batista. A primeira turma deste ano, formada por 12 motoristas homens com idades entre 20 e 60 anos, ouviu orientações sobre conduta segura ao volante e informações atualizadas sobre o Código de Trânsito Brasileiro.
O palestrante Antonio Costa Neto, diretor de Controle e Gestão do Manaustrans, enfatizou que quem participa da palestra termina se transformando em um condutor mais consciente. “Durante esse encontro, não enfatizamos os crimes que eles cometeram. Reforçamos que todos devem ter uma conduta mais consciente para que novas infrações no trânsito não ocorram”, explicou o diretor.
No decorrer do ano de 2016, novas palestras serão realizadas pelo Manaustrans para os motoristas infratores que forem encaminhados pela Vemepa. Além dos encontros, os participantes também são indicados pela Justiça a prestar serviços comunitários como pena alternativa.
Fotos: Alex Pazuello
Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): 92 3215-9047
Nenhum comentário:
Postar um comentário