(Portal Acrítica)
Terminal teve a maior evolução de desempenho registrada pela pesquisa Secretaria de Aviação da Presidência; 34 serviços avaliados pelos passageiros mantêm qualidade acima da meta do governo federal
Na percepção do viajante, o tempo de fila para autoatendimento no
check-in também teve progresso de 30%, passando de 3,59 em 2013 para
4,67 em 2015
A
satisfação dos passageiros do aeroporto de Manaus (AM) foi a que mais
subiu ao longo de três anos, segundo estudo da Secretaria de Aviação da
Presidência da República que avalia 15 terminais brasileiros. Enquanto
no 1º trimestre de 2013 a nota média atribuída ao aeroporto era de 3,78
em uma escala de 1 a 5, no 4º trimestre de 2015 esse indicador saltou
para 4,19, uma evolução de 25% na série histórica.
Na
opinião dos passageiros, Manaus tem o melhor serviço de transporte
público no aeroporto, indicador que emplacou nota 4,67, 60% melhor que a
primeira avaliação da pesquisa, que no 1º trimestre de 2013 era de
2,91. Na percepção do viajante, o tempo de fila para autoatendimento no
check-in também teve progresso de 30%, passando de 3,59 para 4,67 no
mesmo período. Os entrevistados também apontaram desempenho de destaque
em itens como integridade da bagagem (4,13, ante 3,22 no 1º trim. De
2013) e limpeza geral do aeroporto (que passou de 3,37 para 4,16). Ao
todo, 34 indicadores receberam notas acima de 4, meta de desempenho
estabelecida pelo governo federal.
“Os
indicadores revelam muito além dos números: a aprovação do serviço de
transporte aéreo no País nunca foi tão popular. Há três anos assumimos a
missão de ouvir o passageiro e todas as ações de gestão e melhoria de
infraestrutura, serviços e atendimento hoje são guiadas pela opinião do
usuário. Esta é a prova de que nem governo nem iniciativa privada
trabalham sozinhos: a melhor estratégia é sempre a integração,
especialmente em um setor de alta complexidade como este”, comemora o
ministro da Secretaria de Aviação, Guilherme Ramalho.
Ao
todo, 48 índices de satisfação são medidos trimestralmente. Para a
edição do 4º trimestre de 2015, foram consultados 13.241 passageiros nas
áreas de embarque e desembarque de 15 aeroportos brasileiros, que
concentram 80% da movimentação dos terminais aéreos do País. O nível de
confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%. Os resultados
geram relatórios personalizados, que são enviados aos 15 aeroportos
pesquisados. A ferramenta, construída com base na opinião dos
passageiros, se transformou em aliada no diagnóstico, administração e
gestão aeroportuária no país, subsidiando há 3 anos a melhoria da oferta
de serviços no transporte aéreo brasileiro.
*Com informações da asessoria
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