Gol

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Avaliação da FIFA que aponta Manaus a cidade com melhor desempenho na Copa refletirá no turismo



(site governo do Amazonas)

O governador do Amazonas, José Melo, afirmou nesta terça-feira, dia 17 de junho, que recebeu com muito entusiasmo a notícia de que, em avaliação feita pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) sobre os primeiros jogos da Copa, Manaus foi a cidade com o melhor desempenho. Para o governador, os bons resultados trarão reflexos positivos para o turismo no Estado. Ele falou sobre o assunto no FIFA Fan Fest™, na Ponta Negra, de onde assistiu, ao lado da presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Edilene Melo, do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e da primeira-dama de Manaus, Gorete Garcia, a partida entre Brasil x México.
“Recebi um telefonema da FIFA me comunicando que, na avaliação feita, até agora, a cidade de Manaus foi a que melhor se apresentou sob todos os aspectos – segurança, a questão da saúde e organização interna. Ainda segundo eles, temos o estádio mais bonito dessa Copa. Portanto, eu me sinto muito feliz e gratificado, por saber que o esforço que o povo do Amazonas fez para construir essa arena e para investir em outras áreas importantes valeu a pena”, disse o governador, ressaltando que se sentiu envaidecido em saber que não só a FIFA, mas toda a imprensa nacional e internacional elogiou o desempenho da capital amazonense.
Segundo José Melo, o resultado apresentado é fruto do esforço conjunto entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus e, principalmente, do povo amazonense, que está dando um belo exemplo de hospitalidade, alegria e eficiência. Um exemplo foi o elogiado trabalho prestado pelos jovens voluntários que estão atuando nos eventos da Copa em Manaus.
O governador disse acreditar que o desempenho que Manaus vem apresentado terá reflexos positivos para o turismo do Estado. “Nós nos esforçamos muito, planejamos, organizamos, treinamos todo mundo. Por isso, acredito que a herança dessa Copa para o Amazonas vai ser essa demonstração que estamos dando ao mundo no sentido de dizer venham para cá, invistam aqui. Aqui nós temos um grande destino do turismo de selva e ecológico”, observou.
Ao comentar sobre a partida entre Brasil e México, que terminou empatada em 0 a 0, o governador disse que, apesar de ter criado as melhores oportunidades de gols, o Brasil não jogou bem. “Mas jogo de Copa do Mundo é assim mesmo. O time do México é um grande time, bem treinado e o Brasil não jogou bem. Deixou muito distante o ataque da defesa e o México se aproveitou disso. Na minha opinião, o goleiro do México ganhou esse empate”, comentou.
Segurança O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) contou com o auxílio de 265 câmeras em 14 pontos exclusivos da cidade, onde acontecem os principais eventos relacionados à Copa do Mundo, como o FIFA Fan Fest™ na Ponta Negra, vias do entorno da Arena da Amazônia, Avenida Itaúba e Largo de São Sebastião, entre outros.
Segundo o secretário executivo para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, o monitoramento estará funcionando até o final dos jogos do Mundial. “Esses locais são monitorados 24 horas por dia, observando sempre três princípios, que são: o local em si, o evento que acontece naquele local e as pessoas que frequentam esse local durante o evento. Tudo é monitorado por câmeras fixas como pelo sistema de mageamento aéreo que está acoplado no helicóptero do sistema de segurança pública, que é coordenado pela Polícia Militar”.
O sistema de monitoramento conta ainda com as câmeras instaladas nas chamadas “Rotas Protocolares”, que são as vias por onde passam as seleções que vão disputar o mundial na capital amazonense. O monitoramento é feito desde a saída das seleções do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, passando pelos hotéis onde estão hospedados os jogadores e pelas vias de acesso à Arena da Amazônia, incluindo até os centros de treinamentos.
Avenida Itaúba – Na Avenida Itaúba, na zona leste da capital, um efetivo de 200 policiais militares, 15 viaturas e 6 motos fizeram parte da estrutura de segurança no local, onde diversos moradores da região assistiram ao jogo entre Brasil e México. Os torcedores também puderam contar com uma estrutura na área da saúde, que teve duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um posto médico dentro da Escola Municipal Helena Augusta Walcott.
Registros – Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) não foram registradas ocorrências de crime violento, como homicídio, latrocínio e lesão corporal na cidade. No FIFA Fan Fest, na Ponta Negra, aconteceram 12 ocorrências de furtos de celulares e objetos pessoais durante o evento. Os registros foram feitos na Delegacia Móvel da Polícia Civil que funciona no local. Outro registro feito, mas sem gravidade, foi um acidente na Rua Pirarucu, localizada no bairro do Jorge Teixeira, na zona leste, onde um veículo colidiu com duas moças que estavam em uma motocicleta. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Platão Araújo.
Delegacia Móvel na Ponta Negra – A Ponta Negra conta com uma Delegacia Móvel da Polícia Civil que funciona das 8h às 23h, nos dias de outros jogos da Copa do Mundo, e até 1h quando acontecem os jogos do Brasil. A estrutura móvel conta com 1 delegado de polícia; 2 investigadores; 1 escrivão; 2 voluntários bilíngues.
Segundo o delegado plantonista, Rafael Montenegro, na Delegacia Móvel a população e os turistas que participam do FIFA Fan Fest™ podem contar com eficaz atendimento no local. “Todos que tiverem algum problema de roubo ou perda de documentos podem se dirigir à nossa delegacia para registrar o boletim de ocorrência e encontrar seus pertences. Em caso de apreensão de materiais ilegais e prisão em flagrante, a Delegacia Móvel se encarrega de encaminhar para o 19o Distrito Integrado de Polícia (DIP), na zona oeste”, destacou.
Saúde – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), contabilizou, entre 7h e 18h desta terça-feira, 17 de junho, 4 mil atendimentos nas 16 unidades de urgência e emergência de média e alta complexidade da rede, 80% deles clínicos. O levantamento foi concluído minutos após o encerramento do jogo entre Brasil e México, evento que foi transmitido em vários pontos da capital amazonense.
Na avaliação do secretario-adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William Souza, o atendimento na rede foi considerado tranquilo, uma vez que em dias normais, o número registrado é inferior ao de hoje. Ele destacou, ainda, que pela Classificação de Risco, adotada pela Susam, três quartos dos pacientes não foram de urgência, e, sim, envolvendo situações de menor gravidade, como casos de gripe, cefaleia e alteração de pressão arterial.
O secretario-adjunto destacou que foram atendidos alguns casos de acidentes de trânsito, com destaque para a zona norte da cidade, onde as ocorrências superaram as demais áreas de Manaus. Ele destaca que o número reduzido de atendimentos é reflexo das medidas adotadas pelo Governo Estadual, entre elas as de segurança e fiscalização de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário