Gol

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Prefeitura recebe comissão de conselheiros tutelares



(site prefeitura de Manaus)

comisconstute2

Uma comissão formada por 20 conselheiros tutelares foi recebida, na tarde desta quarta-feira, 25, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus. No encontro, o grupo apresentou uma pauta com propostas que incluíam melhorias salariais, além do aumento do número de conselheiros na capital.

Depois de ouvir a comissão, o prefeito reconheceu mais uma vez a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais e entendeu a necessidade de realizar melhorias nas condições de trabalho e nos conselhos tutelares. “Eles são fundamentais na proteção das crianças e adolescentes. Cada vez mais, queremos que tenham condições de trabalho corretas e justas”, disse Arthur.

O prefeito lembrou que durante sua atuação como senador apresentou um projeto que, apesar de modificado durante sua apreciação, garantiu diversos direitos aos conselheiros tutelares de todo o país. “Eu tenho uma história com eles ainda como senador, ao apresentar um projeto de lei elaborado por conselheiros de todo o Brasil e, principalmente, do Amazonas, que apesar de ser modificado durante sua análise, garantiu alguns direitos que os conselheiros não tinham”, recordou o prefeito.

A primeira-dama do município Goreth Garcia Ribeiro, a frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), intermediou a reunião. “O prefeito já garantiu o aumento. Agora, vamos consultar nossas pastas de Administração (Semad) e Finanças (Semef) para definirmos essa reposição salarial de acordo com o orçamento da prefeitura. É um trabalho primordial para a sociedade e precisa ser valorizado”, disse a secretária.

Em relação ao aumento do número de conselhos, Goreth Garcia explicou que essa proposta fará parte do processo de ampliação da Semasdh, que em breve deve ocorrer. “Isso está dentro do processo de reordenamento pelo qual está passando a Semasdh. Reconhecemos a necessidade de aumentar esse número e será apresentada a proposta, pois estamos lutando junto com eles”, explicou a secretária.

O prefeito determinou que seja realizado um segundo encontro no dia 3 de julho entre os conselheiros, a secretária da Semasdh e o secretário de Finanças do Município, Ulysses Tapajós, para definir o aumento.

Para os conselheiros, a reunião foi positiva. Desde 2008, eles recebem salário de R$ 1.933,00. “Aqui viemos em busca de mais musculatura para o nosso trabalho com essas propostas. Acreditamos que seremos atendidos pelo prefeito muito em breve”, disse o coordenador dos conselheiros tutelares, Marcos Lima. Manaus conta com nove Conselhos Tutelares e contabiliza 45 conselheiros em atividade.

Matéria: Ulysses Marcondes
Fotos: Altemar Alcantara/Semcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário