Gol

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Boi Manaus encerra com espetáculo cênico na Arena da Amazônia



(site prefeitura de Manaus)


boimanarevt (2)

Um espetáculo cênico vai reunir – pela primeira vez – os bois de Parintins, Caprichoso e Garantido, os bumbás de Manaus: Garanhão, Corre Campo e Brilhante, além de 150 artistas. Este será o formato para a noite de encerramento do Boi Manaus 2014, no próximo dia 23. A festa será na Arena da Amazônia e faz parte das comemorações pelos 345 anos de aniversário da cidade.

O espetáculo começará a partir das 18h e foi preparado com cantores, bailarinos, coreógrafos e corpo técnico. O evento encerra o circuito do boi-bumbá, que teve seu início no dia 11 de outubro da Avenida Itaúba, Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, e a segunda noite no dia 18, no sambódromo, com público de mais de 35 mil brincantes.

Na arena, a estimativa de público é de 45 mil pessoas. “Realizaremos uma grande festa. A população terá um verdadeiro espetáculo não só musical, mas cênico. Quem tiver tururi, poderá acessar a área do nível do gramado e os demais ficarão na arquibancada. O controle de público será por catracas e o acesso é gratuito”, declara o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

Monteiro de Paula lembra o novo conceito da festa deste ano. “A 18ª edição do evento ocorre com uma nova proposta, que é democratizar a festa mais popular da cidade, levando-a para diversos pontos, valorizando assim os artistas da cena. O show na Arena da Amazônia dá aos artistas locais a oportunidade de se apresentarem no palco mais disputado da Amazônia”.

Feira do Tururi
Quem quiser curtir um pouco da prévia da festa, pode aproveitar a Feira do Tururi – onde há a venda das camisas do evento. A feira termina nesta terça-feira, 21, e é realizada de 19h às 23h. Nesta segunda, 20, David Assayag, levantador de toadas do Boi Caprichoso, e Carlinhos do Boi estão entre as atrações. Já o encerramento do dia 21 terá como show principal o apresentador do boi vermelho e branco, Israel Paulain.

O Boi Manaus 2014 integra o calendário cultural em comemoração aos 345 anos da capital amazonense. Toda a programação foi idealizada pela prefeitura, por meio da Manauscult, e envolve uma série de apresentações artístico-culturais em diversos pontos da cidade. Ao todo, 24 órgãos municipais e estaduais participam da realização do evento.

“A Manauscult está integrada aos planos táticos que envolvem a realização do evento. Acompanhou e participou ativamente de todas as reuniões estratégicas e sabe da importância da integração com outros órgãos para o sucesso do mesmo”, finaliza Monteiro de Paula.

Trânsito
De acordo com o diretor de Controle e Gestão do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Antônio Costa Neto, as intervenções viárias vão provocar o mínimo de impacto aos condutores, além de ofertar opções de estacionamento e boa fluidez no transporte coletivo. “Nosso efetivo terá a capacidade de orientar sobre os desvios necessários no trânsito e monitorar o tráfego para dar segurança a todos, até mesmo pra quem não se dirige ao evento”.

O esquema de trânsito será coordenado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e funcionará da seguinte maneira:

A partir das 16h, interdição parcial da Avenida Constantino Nery, trecho em frente à Arena  (Lóris Cordovil e Pedro Teixeira, sentido bairro/Centro). Após o evento, o trânsito no local voltará a funcionar normalmente.

Operações
Durante coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, 20, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), zona Centro-Sul, órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) e trânsito realizaram coletiva sobre o esquema de operações para garantir a tranquilidade das comemorações deste fim de semana em Manaus.

O planejamento, colocado em prática desde o dia 11 deste mês – no primeiro dia da festa, está sendo acompanhado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e CICC-R, com monitoramento de 262 câmeras de segurança. Para a Arena da Amazônia, o efetivo contará com 300 policiais por turno.

De acordo com a Polícia Militar, o perímetro de atuação dos policiais abrangerá as áreas internas e externas dos eventos, conforme o nível de segurança. O policiamento “à pé” se manterá na área de gradis, portão de entrada, Avenida do Samba, Pedro Teixeira, Constantino Nery, Djalma Batista,  Lóris Cordovil até as paradas de ônibus, além de outros trechos públicos que estiverem com grande aglomeração de pessoas.

O policiamento motorizado será feito desde a Praça Mário Verçosa, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste; passando pelas avenidas Pedro Teixeira, Constantino Nery, Djalma Batista e Lóris Cordovil. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai desenvolver ações educativas, orientando os motoristas quanto as boas práticas ao volante.

Ainda na parte de segurança, a Polícia Civil instalará uma Delegacia Móvel na Arena da Amazônia, reforçando o efetivo das delegacias do entorno.

Confira a Programação da Arena da Amazônia.

Fotos: Altemar Alcantara/Ingrid Anne

Nenhum comentário:

Postar um comentário