Gol

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Microempreendedores da Galeria dos Remédios começam a preparar seus boxes para a inauguração



(site prefeitura de Manaus)


galgr2

Os 220 microempreendedores da Galeria dos Remédios, na Miranda Leão, Centro, já estão com as chaves de seus respectivos espaços em mãos para, a partir desta quarta-feira, 15, começarem a preparar seus boxes para a inauguração da galeria, no dia 24 de outubro, quando Manaus completa 345 anos.

A entrega das chaves aos ex-camelôs foi na tarde desta terça-feira, 14, e foi feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no Les Artistes Café Teatro. O trabalho é parte do projeto Viva Centro Galerias Populares, que visa não apenas retirar trabalhadores das ruas, como também promover o cuidado de todo o Centro Histórico.

Os 220 microempreendedores ocuparão as vagas da primeira etapa da galeria. Na ocasião, eles assinaram também o Termo de Permissão de Uso (TPU), que autoriza a ocupação dos espaços do novo centro de compras popular de Manaus.

Segundo o prefeito, o projeto Viva Centro Galerias Populares, que chega em sua segunda fase, começa a atingir sua ‘maior idade’ e por isso, necessita se expandir cada vez mais. Arthur ressaltou que os trabalhadores já reconhecem a necessidade de manterem as ruas livres, como também de lutar para que as galerias ganhem cada vez mais a adesão da população.

“Eu acho que foi um dia muito bom, porque entendo que alcançamos a maior idade do projeto. Nós crescemos no que acertamos e até no que erramos e eles cresceram no que acertaram e também no que erraram. Então, quem ganha com isso é Manaus, que está recebendo de volta as ruas do Centro Histórico para que possamos recuperar a nossa identidade que estava perdida”, destacou.

O prefeito explicou ainda que já conversou com o secretário municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), Fábio Pacheco, para que reforce a fiscalização no Centro. A iniciativa visa evitar que outros trabalhadores voltem a ocupar as ruas.

Organização
De acordo com o secretário municipal do Centro, Glauco Francesco, obedecendo ao cronograma já determinado, os microempreendedores poderão, a partir desta quarta-feira, entrar nas lojas, começar a montar os expositores e colocar as mercadorias. A ideia é deixar tudo pronto e em pleno funcionamento para o dia 24.

O secretário explicou que, ao todo, serão alocados 220 trabalhadores, na primeira etapa da galeria, que terá além das lojas, espaços de beleza, lanchonetes, locais para a venda de passagens de barcos, caixas eletrônicos, além de abrigar o serviço de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), que atualmente está no Porto de Manaus.

Quem está ansioso para iniciar as vendas no local é o microempreendedor Joel Gonzaga, 41, dono de uma das lanchonetes da galeria. Ele disse que depois de oito meses de espera, não quer perder tempo para equipar seu lanche. “Eu me preparei, fiz vários cursos e agora vou começar a trabalhar. Tenho certeza que daqui para frente o sucesso está garantido”, comentou.

Fotos: Tácio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário