(site prefeitura de Manaus)

A equipe de segurança a postos no sambódromo, neste sábado, 18, na segunda noite do Boi Manaus 2014, classificou o evento como tranquilo e sem ocorrências. A festa contou com a operação “Circuito Aniversário de Manaus”, cujo trabalho envolve diversos órgãos do Município e do Estado e acontece desde os primeiros dias do mês, quando começaram os eventos que integram as comemorações de aniversário de 345 anos da cidade.
O sistema de segurança continua até o último dia de comemoração, dia 24 de outubro – data do aniversário da capital amazonense e para quando está marcado também o show do cantor Fábio Júnior, na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro – programação da Prefeitura de Manaus.
O modelo de segurança, coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Segurança para Grandes Eventos (Seasge) e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), dentro do Centro Integrado de Comando e Controle Local – (CICCL), é um dos legados da Copa do Mundo 2014.
Na estrutura na qual se instalada, o CICCL centraliza todas as tomadas de decisão, unindo representantes dos órgãos atuantes no evento em um mesmo ambiente. “Com o CICCL, nós conseguimos, com mais agilidade, direcionar a demanda e o órgão responsável ao local certo e, assim, temos uma solução mais rápida para qualquer problema”, declarou o coordenador de Planejamento de Grandes Eventos, major Orleilson Muniz. “O objetivo é reduzir os índices que problematizam os eventos, como brigas e acidentes”, disse.
Na segunda noite de Boi Manaus, no sambódromo, a operação contou com 689 agentes, 47 viaturas – sendo três plataformas de grande porte que servem para a observação do evento. Quarenta e quatro câmeras foram instaladas dentro e ao redor do sambódromo para auxílio às forças de segurança pública, que tiveram, ainda, como apoio as equipes do Centro de Comando e Controle Regional.
Além dos eventos que já aconteceram, a operação “Circuito Aniversário de Manaus” também será desenvolvida na terceira e última noite de Boi Manaus, no dia 23, na Arena da Amazônia, quando será realizado o espetáculo com os bois e itens de Parintins.
Reportagem: João Paulo Gonçalves e Lane Gusmão
Fotos: Alex Pazuello
Nenhum comentário:
Postar um comentário