Gol

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Visitas em unidades de saúde têm como foco identificar demandas para melhorar o serviço



(site prefeitura de Manaus)


visitaubs2

Como parte do trabalho de rotina, de avaliação da infraestrutura das unidades de saúde e identificação das principais demandas de cada área, o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, visitou, nesta quarta-feira, dia 15, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.

Um dos locais visitados foi a UBS Guilherme Alexandre, na Rua Nova República, nº 575. Na unidade, uma das demandas é a ampliação da sala de curativo, que atende um grande número de pacientes com sequelas da hanseníase (juntos, eles somam 80% dos atendimentos na UBS). São 700 atendimentos de curativos, em média. Os profissionais da UBS também fazem, mensalmente, cerca de 400 curativos em domicílio para pacientes com maior dificuldade de locomoção.

“A UBS Guilherme Alexandre é uma Unidade de Saúde pequena, mas que consegue resolver muitos problemas da comunidade. E há uma necessidade emergencial, que é a ampliação do espaço reservado para os curativos. Esse trabalho deverá ser feito com a própria equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)”, informou Homero de Miranda Leão.

Durante a visita, o secretário lembrou que a Prefeitura de Manaus tem no cronograma a reforma de 40 UBS.  Além dessas reformas, a Semsa vem buscando realizar de forma rotineira os ajustes necessários para melhorar o atendimento à população.

“A demanda por serviços de saúde é crescente e a Semsa precisa acompanhar esse processo para manter e melhorar a qualidade no trabalho prestado. E é compromisso do prefeito Arthur Virgílio Neto atingir uma cobertura de 80% da população com os serviços da Atenção Primária”, explicou o secretário.

A UBS Guilherme Alexandre oferece serviços de atenção primária à saúde e disponibiliza consultas com médicos dermatologistas, clínico geral, ginecologistas, enfermeiros especialista em curativos, assistente social e farmacêutico. Em média, são realizados entre três mil a quatro mil procedimentos por mês.

Além da UBS Guilherme Alexandre, o bairro Colônia Antônio Aleixo conta com a UBS Lago do Aleixo, na rua Raoul Foullereau, Nº 112, a UBS Nova Esperança, na rua Nova Esperança, s/n, e uma Unidade de Saúde da Família.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 8842-8370

Nenhum comentário:

Postar um comentário