Gol

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dia do Paraquedista: recomendações devem ser seguidas para saltos seguros



(site prefeitura de Manaus)


diaparaquedista2

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, data em que se comemora o Dia do Paraquedista, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), reservou algumas dicas aos adeptos de esportes radicais, especificamente aos que praticam saltos de paraquedas ou apenas admiram a prática, como forma de prevenir acidentes.

“Antes de começar a radicalizar é necessário procurar pessoas aptas para a instrução na hora do salto”, orienta o educador físico da Semjel, Ozenildo Silva. Na capital amazonense, o local de reunião desses profissionais é o Aeroclube de Manaus, localizado na Avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, zona Centro-Sul da cidade.

Segundo Ozenildo, para saltar de um avião a milhares de pés de distância do chão é preciso ter prática ou, pelo menos, muita coragem. “Muitas pessoas procuram por esta modalidade devido à adrenalina proporcionada, mas reconhecemos que fundamental mesmo é ter coragem para saltar de um avião em queda livre”, declarou.

Instrutor e sócio de uma escola de paraquedismo na cidade, Anderson Vargas, 25, que está na área há mais de oito anos, enfatizou que há, atualmente, cerca de 300 praticantes do esporte em todo o Estado. Segundo ele, a capital também já foi palco de dois grandes eventos no segmento, realizados nos anos de 2011 e 2012.

“Em 2011, aproximadamente 37 atletas da modalidade, cadastrados na federação da Região Norte de Paraquedismo, foram recordistas ao conseguirem, juntos, formar uma figura no céu”, explicou Anderson, que também participou do feito. Ainda conforme o instrutor, no ano seguinte Manaus sediou o Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Queda Livre, que contou com a participação de mais de 500 atletas de diferentes estados do País.

Requisitos
Para quem deseja começar a praticar a modalidade, Anderson enfatiza que é necessário ter mais de 16 anos, gostar de adrenalina e procurar uma escola de paraquedismo para fazer uma avaliação física, além de realizar 16 horas de instrução, entre aulas teóricas e práticas. Ao final do curso o aluno irá receber uma carteira que o habilitará a saltar em qualquer lugar do mundo. Para quem quiser apenas se aventurar, basta procurar um instrutor no Aeroclube de Manaus, pagar uma taxa e saltar com o profissional capacitado.

O secretário da Semjel, Elvys Damasceno, comentou que a modalidade começa a ganhar ainda mais espaço entre os praticantes de esportes radicais em Manaus e nada mais justo que parabenizar essas pessoas pela coragem, determinação e espírito livre. “Eles embelezam os céus de Manaus com essa modalidade esportiva que encanta as pessoas desde 1797. Parabéns a todos os paraquedistas!”, concluiu.

Coragem
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, surpreendeu o público presente nos Jogos Radicais da Amazônia, realizado no dia 2 de junho de 2013, no Complexo Turístico Ponta Negra, ao saltar de uma altura de 12 mil pés com um instrutor. Na época, Arthur frisou que “topou” o desafio para incentivar a prática de esportes radicais na cidade. A iniciativa teve repercussão internacional, com divulgação, inclusive, pelo canal de notícias norte-americano CNN.

Curiosidade
Há informações em sites de notícias de que no dia 22 de outubro de 1797 o inventor francês Andrews Jacques Garverin, usando como exemplo um modelo aerodinâmico de Leonardo da Vinci, saltou de um balão e imortalizou-se como o primeiro homem a “pular de paraquedas”.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel)
Fotos: Altemar Alcantara/Acervo Pessoal / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário