Gol

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Vinte cursos serão oferecidos em encontro que vai discutir aleitamento materno e alimentação



(site prefeitura de Manaus)

cursaleitmatalim (2)

Mais de 20 cursos estarão sendo oferecidos durante o XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e o III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), que serão realizados de forma inédita no município de Manaus, no período de 24 a 28 de novembro deste ano. O evento, que tem como tema “Qualidade de vida: amamentação e alimentação complementar em redes – uma visão a partir da Amazônia”, é coordenado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site http://www.enam.org.br.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, disse que os cursos abordam temas importantes sobre a alimentação de bebês, prioridade no Núcleo Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, para evitar a mortalidade infantil, uma das prioridades na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto.

Segundo Homero, os temas de destaque são a Regulamentação de alimentos destinados para lactantes e crianças de primeira infância no Brasil; Amamentação: atualização para o profissional de saúde; Grupo de mães: como montar e como manter um grupo de mães; Aleitamento materno e práticas fonoaudiológicas; Manejo clínico da amamentação com aconselhamento; Pesquisa qualitativa em amamentação; Alimentação complementar: cozinha experimental: Os 10 passos da alimentação complementar saudável em comunidades amazônica; Plano de Parto: como trabalhar rodas de conversas para motivar mulheres a pensarem e planejarem seu parto; Nutrição do prematuro após alta; O uso da dramatização na promoção do parto humanizado e do aleitamento materno: uma proposta latino-americana.

Os ministrantes dos cursos foram selecionados entre profissionais especializados na área em diferentes estados brasileiros, além de profissionais de outros países. O público-alvo dos cursos são profissionais de saúde e grupos comunitários que trabalham com a saúde de lactentes e de crianças na primeira fase da infância e mulheres, incluindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de fiscais da Vigilância Sanitária, gestores e técnicos municipais de saúde, profissionais de órgãos de Defesa do Consumidor, integrantes dos Conselhos Tutelares e Conselhos de Segurança Alimentar.

A presidente do Enam/Enacs e chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Ivone Amazonas, explica que os dois eventos são realizados a cada dois anos por iniciativa da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN Brasil), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Em Manaus, a coordenação está sob a responsabilidade da Semsa, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

“Mais de 1,5 mil pessoas já estão inscritas para o evento, que será uma oportunidade para que os profissionais de Manaus possam mostrar os trabalhos que desenvolvem e também uma forma para ampliar o debate sobre o tema e proporcionar a troca de informações entre os profissionais e entidades em todo o Brasil”, destaca Ivone Marques.

Programação
Além dos cursos, o XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e o III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs) vão promover diversas mesas-redondas, exposição de trabalhos científicos, rodas de conversa e oficinas.

Os dois eventos devem reunir três mil participantes e 400 trabalhos inscritos de todo o Brasil. Palestrantes de países como Estados Unidos, Malásia, Guatemala, Colômbia, México e Costa Rica já confirmaram participação no evento.

A programação também vai incluir o projeto Mil Mães Amamentando, que tem o objetivo de agregar mães em um ato coletivo de amamentação, compartilhando saberes, práticas e experiências positivas e incentivando esta prática. Em Manaus, a ação vai acontecer no anfiteatro da Ponta Negra, dia 25 de novembro, às 16h. “O projeto teve início nos Estados Unidos, em 2002, e no Brasil já aconteceu em Porto Alegre em 2006, Belém em 2008, Santos em 2010 e Fortaleza em 2012. Nas Américas, o recorde é do Estado brasileiro do Pará, que reuniu em Belém 1,6 mil mães”, informa Ivone Amazonas.

O Mil Mães também está sendo programado para acontecer, de forma simultânea, nos municípios do interior do Amazonas. Além de Manaus, já aderiram ao projeto os municípios de Atalaia do Norte, Coari, Itacoatiara, Maués, São Gabriel da Cachoeira e Nova Olinda do Norte. Os seis municípios já confirmaram a participação de 1.556 mães.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Fotos: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário