Gol

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Estratégia de Saúde do Adolescente é selecionada para publicação em revista nacional



(site prefeitura de Manaus)


saudadolrevista (2)

O processo de implantação da caderneta de saúde do adolescente de Manaus, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),  foi selecionado para publicação na revista nacional “Adolescência e Saúde”. O trabalho foi um dos 11 escolhidos entre 90 experiências apresentadas junto ao Laboratório de Inovação, um espaço concebido e desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS – Brasil), com o objetivo de reunir, identificar e valorizar as práticas inovadoras na atenção à saúde dos jovens.

A técnica do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Amandia Lima, explica que o Laboratório de Inovações foi lançado em agosto de 2013 e recebeu 90 trabalhos de todas as regiões do país mostrando preocupação e a criatividade na realização de ações voltadas para a atenção integral a saúde de adolescentes e jovens.

Deste total, foram selecionadas 32 experiências para a participação da primeira oficina do Laboratório de Inovações sobre Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens, realizada no mês de março, em Brasília.

“Entre as 32 experiências, foram selecionadas 18 para receber a visita de técnicos do Ministério da Saúde. Em Manaus, a visita aconteceu no mês de agosto e os técnicos conheceram o trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e que é direcionado para adolescentes. A experiência em Manaus foi selecionada para publicação na revista a partir dessa visita”, informa Amandia Lima.

Além do trabalho da capital amazonense, foram selecionadas para publicação experiências executadas no Acre, Bahia, Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Proposta
Por meio da Semsa, a Prefeitura de Manaus iniciou a implantação da Caderneta do Adolescente e da Adolescente no ano de 2010. A caderneta é um documento elaborado pelo Ministério da Saúde com orientações diversas sobre essa fase da vida (crescimento e desenvolvimento), abordando questões como a evolução do corpo feminino e masculino da infância à vida adulta. O documento também permite o registro de informações sobre o atendimento médico realizado nas UBSs, possibilitando acompanhar, por exemplo, a situação vacinal dos adolescentes.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, em Manaus, a estratégia de implantação da caderneta se consistiu em um trabalho contínuo, iniciado com a orientação de gestores e de capacitação de profissionais de saúde em oficinas, trabalho que gradativamente foi descentralizado para os Distritos de Saúde e para as Unidades de Saúde.

“Atualmente, a caderneta do adolescente e da adolescente já está implantada em cerca de 80% das UBSs da rede municipal”, informou.

Foram priorizadas, inicialmente, as UBSs incluídas no Programa Saúde da Escola (PSE). Os profissionais de saúde também participaram de capacitações onde foram abordados temas como o acesso do adolescente aos serviços de saúde e questões éticas voltadas ao atendimento do adolescente. O acompanhamento dos resultados de implantação da caderneta passou a ser realizado de acordo com as consultas de Crescimento e Desenvolvimento oferecidas nas UBSs.

“A partir da implantação da caderneta nas unidades de saúde, a Semsa observou um aumento significativo do número de consultas de crescimento e desenvolvimento entre adolescentes de 10 a 19 anos, que passaram de 9.121 consultas no ano de 2010 para 27.769 em 2013”, informa Amandia Lima.

Foto: Divulgação/Semsa
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 8842-8370

Nenhum comentário:

Postar um comentário