Gol

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Prefeitura anuncia novo serviço de proteção aos direitos da mulher

(site prefeitura de Manaus)


servicoprotdireitosmulh (2)

A partir do segundo semestre, a Prefeitura de Manaus contará com um espaço exclusivo para atender mulheres que tenham seus direitos violados. A proposta do novo serviço foi apresentada, nesta quarta-feira, 13, durante a solenidade de entrega de mobiliário e do novo Sistema de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, promovida pelo Governo do Estado.

“A questão da violência contra a mulher não é meramente física, pode ser psicológica, patrimonial e resultado de todo um sistema que a diminuiu e não a deixou crescer como pessoa. O que queremos é resgatar essa mulher, capacitando-a e oferecendo a ela uma série de ferramentas de empoderamento”, destacou Goreth Garcia Ribeiro, secretária da Semmasdh – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos.

O novo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) está com sua estrutura pronta para ser entregue e só depende agora de desembaraços burocráticos, em Brasília, para ser inaugurado. O espaço se soma às ações sociais já desenvolvidas pela Semmasdh.

“Já temos todo um direcionamento do nosso trabalho nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social – Creas – voltado para as mulheres. São registros de agressões domésticas, problemas familiares de todas as naturezas, cursos de capacitação, enfim, esse será um serviço a mais na nossa rede de proteção à mulher”, reforçou Goreth Garcia.

Parceria
Ao todo, 23 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, foram beneficiados pela parceria com o Governo do Amazonas. A princípio, serão contemplados com o Sistema de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica os locais que já possuem os serviços do Creas. A meta é que, até o ano que vem, o projeto seja estendido para todo o Estado.

“O que nós esperamos é ter informações e números para que possamos aprimorar, cada vez mais, as políticas públicas que já existem e implementar outras que reduzam os índices de violência contra a mulher. De outro lado, também queremos ajudar a família daquelas que foram vítimas e hoje buscam reestruturar suas vidas”, afirmou o governador José Melo.

REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Alex Pazuello

Nenhum comentário:

Postar um comentário