Gol

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Prefeitura começa a capacitar ex-camelôs com cursos de inglês para as Olimpíadas



(site prefeitura de Manaus)

cursoexcamelos (2)

Pelo menos 80 microempreendedores das Galerias dos Remédios e Espírito Santo, no Centro, estão fazendo cursos de inglês. A iniciativa é da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), e faz parte do projeto Viva Centro Galerias Populares. A ideia é preparar os trabalhadores para melhor atender os turistas estrangeiros que virão para as Olimpíadas de 2016, que terá Manaus como sede das partidas de futebol.

Os cursos, que acontecem simultaneamente nas próprias galerias, iniciaram nesta segunda-feira, 18, às 18h. A aula inaugural de ambas as turmas contou com a presença do subsecretário do Centro Histórico, Glauco Francesco, e da diretora geral da Espi, Luiza Bessa. O secretário de Administração, Planejamento e Gestão, Gilmar Nascimento, também esteve presente, em sua primeira atividade oficial como parte do novo secretariado do prefeito Arthur Virgílio Neto.

No total, serão 46 horas de formação com direito à certificação. As turmas são constituídas pelos primeiros comerciantes que aderiram ao projeto, saindo da informalidade e regulando a ocupação das calçadas. O subsecretário municipal do Centro Histórico, Glauco Francesco, explica que a qualificação implementada pela prefeitura, por meio da Espi, é parte do projeto que vai além da realocação dos trabalhadores das calçadas para espaços adequados.

“Nós estamos não só tratando os camelôs de uma forma econômica, mas também na qualificação. O fato das galerias estarem localizadas no centro de Manaus, onde temos uma incidência muito grande de visitação de turistas, tanto nacionais quanto internacionais, faz com que preparemos esses camelôs pra atender esse público”, diz.

A diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, lembra que a metodologia do curso de inglês foi elaborada a partir da própria realidade dos ex-camelôs. E que iniciativas similares já foram feitas com outras categorias. “Já tivemos esse tipo de capacitação como no caso dos permissionários de feiras e mercados, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal, Manauscult e Manaustrans”.

O secretário da Semad, Gilmar Nascimento, destacou a importância da capacitação dos camelôs como parte de um projeto maior da prefeitura de tornar Manaus uma cidade mais preparada para receber grandes eventos. Nascimento reforçou, ainda, o compromisso da pasta de Administração do município com a Escola de Serviço Público, oferecendo suporte para que o trabalho de capacitação da prefeitura com servidores e profissionais da cidade seja efetivamente cumprido.

FOTOS: Marinho Ramos/Semcom
Assessoria Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – ESPI: 8844-5614| 9266-0116

Nenhum comentário:

Postar um comentário