Gol

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Crianças de escola municipal recebem orientações sobre cultivo de hortas orgânicas



(site prefeitura de Manaus)


hortasorg (2)

Trinta e oito alunos do maternal e do primeiro período da Escola Pública Municipal Gustavo Capanema, localizada na rua Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zonal Sul, receberam nesta quinta-feira, 6, um aula com orientações técnicas sobre o cultivo da terra e plantio de hortas orgânicas pelo projeto “Horta nas Escolas”. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef).

O secretário da Semtef, David Valente Reis, explicou que essa é a décima segunda escola visitada este ano pelo projeto, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed). No ano passado foram 52 instituições de ensino públicas e a expectativa é fechar o ano com mais de 70. “É uma atividade diferente, divertida e de fácil aprendizado. É a oportunidade dos alunos, apesar de pequenos, aprenderem e assimilarem com facilidade as instruções”, disse.
A aula foi conduzida pelo engenheiro agrônomo do Departamento Abastecimento e Agricultura (DAA) da Semtef, Edson Fonseca, e reuniu crianças de 3 a 5 anos. No local, elas aprenderam a adubar, semear e regar as hortas. Ele disse que a principal ideia do projeto é ensinar os cuidados necessários como a construção dos canteiros, retirar as pragas no período de desenvolvimento das plantas e dos frutos sem o uso de agrotóxicos.

Mesmo não tendo grande quantidade de verduras e legumes, a Escola Gustavo Capanema planta cheiro verde, couve, coentro e tomate para servir como alimento suplementar no lanche diariamente. A pedagoga Maria de Jesus disse que a atividade com horta ajuda os alunos a cultivarem o meio ambiente e garantirem uma alimentação mais saudável, sem o uso de agrotóxico. “Ensinar as crianças a cultivarem os próprios alimentos é uma prática que além de saudável, é educativa”, disse.

Foto: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário