Gol

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Profissionais da Semsa participam de capacitação para tratamento de fumantes



(site prefeitura de Manaus)

capactratfumantes (2)

Para ampliar o número de Ambulatórios de Tratamento de Fumantes na cidade de Manaus, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão sendo capacitados em “Abordagem Intensiva ao Fumante”. O evento teve início nesta quinta-feira, 27, no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), promovido para profissionais de saúde da capital e de municípios do interior do Amazonas, e será encerrado na manhã desta sexta-feira, 28.

A capacitação faz parte do planejamento anual que prevê a preparação de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a ampliação do número de ambulatórios na rede municipal. “O município de Manaus conta com 21 ambulatórios, 19 implantados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo que cinco estão em fase de readequação por remanejamento de pessoal ou reforma. Com a nova capacitação, iremos preparar a rede municipal para que mais oito ambulatórios entrem em funcionamento até o próximo ano”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudável da Semsa, Esterfânia Freitas, explica que temas como Doenças pulmonares relacionadas ao tabaco; Diagnóstico situacional das ações de tabagismo em Manaus; Entendendo tabagismo como dependência; Farmacoterapia e Apoio medicamentoso na abordagem ao fumante, abordados na capacitação, são fundamentais para a preparação dos servidores que futuramente vão atender aos usuários que pretendem abandonar o vício. “A capacitação foi idealizada para profissionais médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, grupo que logo após estarão preparados para atender pessoas fumantes que procuram os serviços de saúde querendo ajuda para abandonar o cigarro”, disse.

Além dos profissionais da capital, a capacitação também foi planejada envolvendo profissionais dos municípios de Itacoatiara, Parintins, Japurá, Manacapuru, Borba, Eirunepé, Rio Preto da Eva e Apuí. “O objetivo é expandir para os municípios do interior o atendimento com os Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, facilitando o acesso ao serviço dos pacientes dependentes de nicotina. É importante lembrar que o uso do cigarro está relacionado a doenças como o câncer de boca, faringe, pulmão, garganta, laringe, estômago, intestino e fígado, o que o mostra a amplitude do impacto que o tabagismo causa no organismo humano”, afirmou a coordenadora estadual da Atenção Oncológica, Marília Muniz.

Tratamento
Os ambulatórios de tratamento de fumantes em Manaus estão instalados em UBSs nas zonas Norte, Oeste, Sul, Leste e Rural. O serviço oferece atendimento com uma equipe multiprofissional formada por médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, odontólogo e assistente social, entre outros profissionais. O tratamento é feito por meio da terapia cognitivo-comportamental, onde o paciente participa de sessões em grupo e, de acordo com a necessidade de cada um, também é realizado o atendimento individual. Os interessados podem buscar mais informações pelo telefone 0800-280-8-280.

Foto: Assessoria Semsa
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315

Nenhum comentário:

Postar um comentário