Gol

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

José Melo exonera secretário de Habitação e coloca aliado no posto



(Portal Acrítica)

Sidney de Paula foi substituído pelo engenheiro Gilberto Alves de Deus, que chegou a ser cotado para a Seinfra. O novo diretor-presidente da Suhab é filiado do Pros em Coari desde 2013

Superintendência Estadual de Habitação fez dois acordos para pagamentos de dívida de obra que não teria sido feita
Troca na Superintendência Estadual de Habitação foi silenciosa. Motivos não foram justificados pelo governo (Alexandre Fonseca/26-05-2011)

O Governo do Estado indicou o engenheiro Gilberto Alves de Deus para a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) para o lugar de Sidney Oliveira de Paula. A troca foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 31 de julho, disponível na Internet ontem (3). Em dezembro de 2014 chegou a ser cogitado que o engenheiro assumiria da Secretaria Estadual de Infraestrutura, chefiada por Waldívia Alencar.
Filiado ao Pros pelo município de Coari desde outubro de 2013, Gilberto Alves  é engenheiro civil, responsável técnico da empresa Gad Engenharia e Construção Civil LTDA. A Suhab é a pasta do governo responsável pelo planejamento, desenvolvimento e execução da Política Estadual de Habitação.
A finalidade da secretaria é de estudar os problemas de habitação de interesse social e o planejamento e a execução dos conjuntos habitacionais, em coordenação com os diferentes órgãos estaduais e municipais ligados ao Sistema Financeiro de Habitação.
À frente da Suhab desde 2008, Sidney Robertson Oliveira de Paula é funcionário público de carreira e engenheiro. Em novembro de 2013,  o promotor Edílson Queiroz Martins, por meio de uma ação por improbidade administrativa, pediu o bloqueio dos bens do presidente da Suhab e do consultor José Antônio Dias de Carvalho que recebeu R$ 4,5 milhões das contas do Governo Estadual em acordo extrajudicial considerado irregular.
À vista
Desde que José Melo assumiu o Governo do Estado em abril de 2014 e mesmo após a sua reeleição, um segundo nome era cogitado para assumir a Suhab, o do ex-vereador e ex-deputado estadual Francisco Bambolê. Bambolê foi secretário municipal de assuntos fundiários de Amazonino, entre 1993 e 1994. Mas membros da cúpula do governo garantem que o ex-deputado não é digno do cargo, apesar de pertencer ao grupo de Melo.
A causa da saída de Sidney de Pauda não foi divulgada pelo governo. Até a tarde de ontem, a mudança na Suhab era de desconhecimento da Secretaria de Estado de Comunicação.
A troca mais recente no secretariado de Melo foi no dia 20 de junho. Na ocasião, o titular há cinco anos da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Wilson Alecrim, entregou o pedido de exoneração ao governador. Alecrim deixou a pasta criticando a diminuição do orçamento da Susam.
No dia 24 de junho, o médico cirurgião-geral Pedro Elias de Souza, que era diretor da Fundação do Coração Francisca Mendes, foi anunciado como novo secretário de Estado de Saúde.
Origem
A Suhab  foi criada na administração do ex-governador Amazonino Mendes, em 1995, através da lei 2.330, e fazia parte da Administração Direta do Executivo. A finalidade da Suhab é planejar as atividades setoriais a cargo do governo do estado que visem ao desenvolvimento social por meio de ações relativas a área habitacional.
Trocas vão continuar
Outra mudança em órgão do Governo do Estado deve ocorrer no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Isso porque o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza, quer deixar a pasta para disputar a prefeitura de Iranduba anos que vem.
Para se habilitar ao pleito, Leonel já estaria providenciando seu cadastro biométrico e transferindo o domicílio eleitoral para o município, que fica a 25 quilômetros de Manaus.
De acordo com o Portal da Transparência do Estado (www.transparencia.am.gov.br) o orçamento do Departamento Estadual de Trânsito para 2015 é de R$ 55,3 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário