Gol

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

RDS do Tupé terá programação especial para comemorar os dez anos de criação



(site prefeitura de Manaus)

comutuperds (2)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), comemora, no próximo dia 29, o aniversário de dez anos de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, a primeira e única unidade de conservação municipal na categoria RDS. Uma programação especial foi elaborada para marcar a data e contará com a participação de moradores das seis comunidades que integram a RDS do Tupé – Julião, Livramento, Agrovila, Tatu, Colônia Central e São João do Tupé.

As festividades acontecerão, ao longo de todo o dia, das 9h às 17h, na praia da comunidade São João do Tupé, um dos principais cartões-postais da reserva. “A ideia é proporcionar para os comunitários um dia de desporto, lazer, recreação e sensibilização ambiental”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.

A RDS do Tupé tem, hoje, aproximadamente 5 mil habitantes, distribuídos num espaço territorial de 11.973 hectares. Foi criada por meio do Decreto 8044/2005, com a finalidade de servir de polo para o desenvolvimento das comunidades com a implantação de projetos sustentáveis, de baixo impacto, como o turismo de base comunitária, roçados ecológicos, implantação de sistemas agroflorestais, entre outros. Está localizada a aproximadamente 25 km da zona urbana da Manaus, com acesso por via fluvial, e possui importância estratégica dentro do mosaico de unidades de conservação do baixo Rio Negro formado pelo Corredor Central da Amazônia. A localização da reserva é privilegiada, próxima ao chamado Estreito, área importante para o controle da região, através da proteção e fiscalização efetiva da navegação do Rio Negro.

Para o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, são muitos os motivos a serem comemorados nestes dez anos de existência da RDS do Tupé. “A RDS tem um papel importante em conciliar homem e natureza, conservação e melhoria de vida das pessoas que ali residem, garantindo o modo de vida tradicional. Ao longo de dez anos de atuação da Semmas na área, acumulamos avanços como o apoio ao fortalecimento organizacional das comunidades, melhoria nas estruturais sociais, regulamentos específicos sobre o uso racional do território, diversas iniciativas para promover o turismo local e tudo isso só foi possível pela construção coletiva em todos os processos”, observa.

Programação
A programação de atividades de aniversário contará com a participação de representantes de instituições que desenvolvem pesquisas na RDS e órgãos municipais parceiros da Semmas, entre os quais o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria de Estado de Políticas Fundiárias (SPF). Serão realizadas apresentações artísticas com música e teatro, torneio de futebol para adultos, recreação infantil com jogos ambientais, corrida de saco, cabo de guerra e fantoches.

Haverá também feira de exposição e venda  de artesanato e doces da região e uma mostra de arranjos florais e decoupage por artistas independentes (Amigos dos Morcegos). Será dada premiação em dinheiro para a barraca da comunidade melhor ornamentada.

TEXTO: Júlio Pedrosa
FOTOS: Altemar Alcântara/ Semcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário