Gol

sexta-feira, 7 de março de 2014

Obras do Complexo Viário da Torquato Tapajós estão 50% concluídas



(site prefeitura de Manaus)

O Complexo Viário da Torquato Tapajós está com suas obras 50% concluídas. Com o ritmo de trabalho acelerado e dentro do cronograma, a Prefeitura de Manaus estima que ele seja entregue à população no dia 20 de maio próximo.

O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Borges, explicou que o cronograma foi estabelecido já prevendo o período chuvoso, por isso a obra não deverá ter atrasos. “O ritmo intenso em que trabalhamos otimiza os momentos em que precisamos parar por causa das chuvas. Estamos fazendo de tudo para que o prazo seja cumprido”.

Borges destacou que o complexo viário desafogará o trânsito na região, que recebe um grande fluxo de veículos da zona Oeste e da zona Norte da cidade. Segundo ele, não se trata de uma obra que visa atender somente aos turistas que virão à cidade para os jogos da Copa do Mundo. “Esse complexo foi projetado para acabar com o congestionamento da área. Ou seja, uma vez concluído, acabará de vez com o problema, seja no sentido centro-bairro, no sentido bairro-centro ou no sentido do Tarumã. O complexo vai melhorar a vida dos motoristas de Manaus”.

Além do processo de terraplanagem, a obra também recebeu na última semana a construção das estacas hélices, responsáveis pela sustentação das alças do complexo. Agora, a obra será preparada para receber as estruturas pré-moldadas que darão forma às vias elevadas. “Os pré-moldados já estão sendo construídos e devem começar a ser instalados nos próximos 15 dias, começando a dar forma ao projeto. Quem passa pelo local pode achar que a obra não evoluiu, mas está com toda a parte estrutural responsável pela sustentação do complexo viário pronta”, finalizou o secretário.

O complexo viário da Torquato Tapajós está sendo construído para desafogar o trânsito em uma região que recebe o fluxo de carros que seguem na direção do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, além dos bairros das zonas Norte, Oeste e também dos veículos que seguem em direção à BR-174 (Manaus – Boa Vista) e AM-010 (Manaus – Itacoatiara).

Reportagem: Ulysses Marcondes/Semcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário