Gol

terça-feira, 29 de abril de 2014

Lula não entende o judiciário independente, afirma Joaquim Barbosa



(site do PSB )

Brasília (DF) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, reagiu com indignação às declarações que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez em entrevista à imprensa portuguesa, exibida no último sábado (26). Para o magistrado, os comentários do petista revelam sua dificuldade em compreender o papel do Judiciário independente em uma democracia. As informações são de reportagem desta terça-feira (29) do jornal Folha de S. Paulo.
A uma emissora de TV, Lula disse que a decisão do STF no julgamento do mensalão teve “80% de decisão política e 20% de decisão jurídica”. Ele também voltou a defender a versão de que não existiu nenhum esquema de compra de apoio político no Congresso durante o seu mandato, apesar das provas que levaram à condenação de 24 réus por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT, José Genoino.
Em nota, Joaquim Barbosa lamentou a atitude do ex-mandatário, que questiona a lisura do trabalho de membros da mais alta corte do país.
“A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça”, escreveu.
Desserviço à população
Para o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), a declaração do ex-presidente Lula é um desserviço ao país e sua população.
“Lula está perdendo uma grande oportunidade de se perpetuar como o grande líder que a população um dia enxergou. Na verdade, ele não é isso, e se mostra ao povo cada vez mais”.
O parlamentar acredita que a recusa do petista em reconhecer o erro – a própria existência do mensalão – demonstra um “excesso de vaidade”.
“Ele deixou o poder tomar conta. Ao invés de se ungir de humildade e gratidão pela população brasileira, ele usa sua popularidade para encobrir o malfeito. Qualquer coisa que contrarie o PT é errada. Eles estão acima do bem e do mal. Isso é um desserviço, que empobrece a imagem do Brasil. Lula definitivamente não está cumprindo seu papel como estadista”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário