Gol

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Professores da Semed participam de curso que beneficiará 8 mil alunos da zona Rural

(site da prefeitura de Manaus0
Para aprimorar o ensino e a aprendizagem nas escolas da zona rural, 67 professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciaram nesta quinta-feira, 24, um curso de formação do Programa Escola da Terra, do Ministério da Educação (MEC). O programa visa fortalecer o ensino no campo onde, por exemplo, há casos de turmas multisseriadas em que estudantes de séries diferentes estudam na mesma sala de aula. A abertura do curso foi realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


As formações vão até o próximo sábado, 26, e irão influenciar a educação de mais de oito mil alunos. Os encontros seguintes serão realizados mensalmente nas próprias escolas. O conteúdo será ministrado por profissionais da Ufam.


Segundo a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) 7, que compreende as zonas rodoviária e ribeirinha de Manaus, Edilene Pinheiro, o Programa Escola da Terra fortalecerá a educação no campo e vai agregar teoria à experiência dos professores.

“Eles (professores) conhecem a realidade do campo do ponto de vista da vivência e com essa formação irão se fundamentar conceitualmente e entender a diferença entre o aluno da cidade e o aluno da zona rural. A partir de então, poderão modificar as práticas pedagógicas aplicadas”, disse.

A professora Lúcia Macedo leciona para 52 estudantes da Escola Municipal Ruth Léia Oliveira dos Santos, no Ramal do Pau Rosa, quilômetro 21 da BR-174. Ela espera ser instruída a como trabalhar com os recursos educacionais disponíveis no campo.

“Nossa maior dificuldade é dar atenção para os alunos individualmente. Espero nesse curso aprender a trabalhar com eles num todo”, falou.

Texto: Thiago Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário