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terça-feira, 7 de outubro de 2014

Coordenadores do Mais Educação recebem formação sobre sistema de gestão



(site prefeitura de Manaus)


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A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está promovendo uma oficina sobre o Sistema de Gestão Educacional (Sigeam) para informatizar os dados do Programa Mais Educação, com coordenadores do programa em 99 escolas municipais. As aulas começaram na manhã desta segunda-feira, 6, e vão até a próxima quinta-feira, 9, na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

No sistema, é possível acompanhar o rendimento escolar dos alunos e a informatização facilitará o trabalho da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (DAGE), que é responsável pelo Programa Mais Educação.

“O Sigeam tem várias ferramentas para o lançamento de notas, de frequência, e nós o utilizamos para acompanhar as notas do aluno. Nós pegamos a ferramenta manual que tínhamos e transferimos para o Sigeam. No Sigeam, os alunos são cadastrados e poderemos acompanhar a evolução dos estudantes após a entrada no programa. Como o coordenador é quem cadastra esses alunos, iniciamos a formação com eles”, explicou o coordenador do Programa Mais Educação, Anderson Rodrigues.

Cecílio dos Santos é coordenador do Mais Educação na Escola Municipal José Carlos Mestrinho. Para ele, a ferramenta é importante porque facilitará o acesso à informações do aluno, oportunizando um acompanhamento mais individualizado durante as ações do programa.

“O Sigeam vem para organizar as atividades do Programa Mais Educação. Vamos saber quantos alunos estão em cada modalidade extracurricular. Teremos acesso às debilidades desse estudante no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula e a partir de então, saberemos em que atividade do Mais Educação, ele deve ser encaixado. Além de tudo isso, ao abastecer o sistema, poderemos acompanhar a evolução desse aluno. Por tudo isso, ele será muito útil”, observou.

Mais Educação
O Programa Mais Educação, instituído em 2007, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino desenvolvem atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos

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