(site prefeitura de Manaus)
Professores e pedagogos da Escola Municipal Santa Etelvina, localizada no Santa Etelvina, zona Norte, participaram nesta quinta-feira, 2, da formação Base Metodológica de Heloísa Vilas Boas. A proposta dessa metodologia entende que a criança, ao adentrar para a escola, já tem uma competência da língua da qual é falante. O curso de formação continuada foi aplicado por profissionais da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com a gestora da unidade, Tatiana Uchoa, o objetivo principal desta formação é aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores e pedagogos no sentido da alfabetização e letramento.
“São aplicadas as bases metodológicas de Heloísa Vilas Boas, voltadas para a alfabetização e letramento. Com a implementação nas escolas, buscamos aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores. É uma forma de trabalharmos o letramento de forma significativa no contexto social no qual o aluno está inserido. Buscamos trabalhar o conhecimento que o aluno traz de casa, desenvolvendo um trabalho positivo para ele e trabalhando o construtivismo”, explicou a gestora.
Integrante da equipe de formação, Rosana Marques, relatou que a metodologia deve ser passada em quatro módulos para os professores e pedagogos.
“A teoria na perspectiva da metodologia da Heloisa Vilas Boas trabalha, principalmente, com alunos do 1º ao 5º ano, desenvolvendo a base linguística. Este é o primeiro encontro, que deve ser realizado em quatro módulos. É uma proposta em consonância com os programas do MEC”, relatou.
Responsável por aplicar a metodologia em sala de aula para os alunos, a professora Josefa de Castro Pantoja informou que a formação ajuda os professores a ganharem mais conhecimento para que trabalhem de forma simples, porém produtiva.
“Temos essa oportunidade de colocar em prática, de conhecer mais a metodologia da Heloísa Vilas Boas, de uma forma que não tivemos na faculdade, já que é uma metodologia que requer explanação. Com a formação, conseguimos cristalizar na prática, realizar os trabalhos seguindo essa metodologia. Já participei de outras formações como esta e posso dizer que o resultado aparece. Claro, não é instantâneo, é um trabalho de médio a longo prazo, mas com resultado positivo. Ela acrescentou que outro diferencial da metodologia é o fato de ela oferecer ao educador a opção de usar recursos do dia a dia.
“Podemos ter uma aula boa, passar o conteúdo bom, utilizando recursos que temos em sala de aula e que fazem parte do dia a dia dos estudantes”.
Ainda de acordo com a gestora, as datas das outras formações serão marcadas de acordo com a disponibilidade dos professores para que não prejudique o trabalho em sala de aula.
TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Cleomir Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário