Gol

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Espaço Ecam entrega certificado do curso de arte em papelão e enfeites natalinos



(site prefeitura de Manaus)


artepapelao2

O Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping, gerido por meio de parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), realizou na manhã da última segunda-feira, 29, a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de arte em papelão e enfeites natalinos produzidos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos.

O curso contou com um total de 44 alunos e teve três semanas de duração, com carga horária de 80 horas.  A solenidade contou com a presença do juiz titular da Vemaqa, Adalberto Carim, e, representando a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, a diretora Técnica Operacional da Semmas, Aldenira Queiroz.

As aulas capacitaram os alunos à confecção de objetos decorativos, a exemplo de guirlandas, anjos e arranjos natalinos para centro de mesa, a partir do reaproveitamento de jornal, revistas, sacos de nailon e papelão. O conteúdo foi ministrado por professores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e artesãos convidados. As peças ficarão expostas no local. O Espaço Ecam, criado pela Vemaqa, tem a finalidade de incentivar a cidadania ambiental por meio de atividades educativas, mas também funciona como uma vitrine para os produtos.  A dona de casa Irene Farias Alencar, 48, aproveitou a oportunidade para aperfeiçoar as suas técnicas. “Fazia crochê, mas gostei muito de trabalhar com esse tipo de material porque além de dar lucro ajuda a conservar a natureza”, afirmou.

A artesã Maria Salete de Freitas, 63, também aprovou o curso.  “Foi uma oportunidade para apefeiçoar o que eu já sabia e conhecer as técnicas de trabalho com o papelão”, disse ela, que trabalhava antes com fibras de cipó-de-tica.

O juiz da Vemaqa, Adalberto Carim, ressaltou a importância da parceria das instituições no sentido de proporcionar educação ambiental e oportunidade de geração de renda para as famílias. “Essa é uma parceria muito frutífera e receber cada um de vocês nos dá o sentimento de que todos somos parceiros. Entendo que com esse tipo de círculo virtuoso que estamos fazendo aqui, quando todos se unem com boas intenções, conseguimos progredir”, afirmou o magistrado, saudando os presentes.

A diretora Técnico Operacional da Semmas, Aldenira Queiroz, parabenizou os participantes do curso e destacou que a Semmas tem no Espaço Ecam um aliado na tarefa de desenvolver um trabalho de educação ambiental. “Aqui é possível exercitar a arte de transformar e trabalhar com as mãos, o que é muito gratificante e um alimento para a alma”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423 / 8842-1243

Nenhum comentário:

Postar um comentário